Projeto de lei quer proibir cobrança de taxa extra por personal trainer em academias do RJ

Projeto de lei apresentado na Alerj proíbe academias do Rio de cobrarem taxa adicional a alunos ou profissionais de educação física pelo uso de personal trainer.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem gerada por Inteligência Artificial

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei nº 5084/2025, de autoria do deputado Filippe Poubel, que propõe a proibição da cobrança de taxas por academias a alunos que optarem pelo acompanhamento de profissionais de educação física em regime de assistência individual, os chamados personal trainers.

PUBLICIDADE

De acordo com o texto, será vedada qualquer cobrança adicional ao aluno regularmente matriculado ou ao profissional de educação física, além da mensalidade já praticada pelo estabelecimento. O projeto também estabelece que as academias poderão exigir do personal trainer a comprovação de registro ativo no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Além disso, o profissional só poderá praticar atividades físicas no local em caráter pessoal se também estiver regularmente inscrito como cliente da academia.

O descumprimento da medida sujeitará o estabelecimento ao pagamento de multa no valor de 50 UFIRs por aluno, revertida ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPROCON). A penalidade será atualizada anualmente pela inflação e dobrada em caso de reincidência.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que a cobrança extra representa “venda casada”, prática considerada abusiva pelas normas de defesa do consumidor. “Algumas academias do Estado têm cobrado de seus alunos e/ou do profissional de educação física externo, uma taxa extra pela utilização do serviço de personal trainer. Tal prática deve ser coibida em defesa dos consumidores fluminenses”, defende Filippe Poubel.

O projeto aguarda apreciação no plenário da Alerj. Se aprovado, a nova legislação entrará em vigor na data de sua publicação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Projeto de lei quer proibir cobrança de taxa extra por personal trainer em academias do RJddr newsletter Projeto de lei quer proibir cobrança de taxa extra por personal trainer em academias do RJ

3 COMENTÁRIOS

  1. Peraí. Se o profissional além de ministrar aula ao aluno, também usa as dependências da academia, como banheiro e bebedouro, como não ter nenhuma taxa cobrada???

    Esses políticos picaretas tem cada uma…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui