Projeto de lei quer que animais ‘potencialmente perigosos’ circulem com focinheira e coleira no Rio

O texto, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo, prevê como perigosa qualquer raça com comportamento agressivo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cachorros pitbulls que atacaram escritora em Saquarema — Foto: Reprodução

O presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara do Rio, o vereador Dr. Marcos Paulo (PT) deu entrada nesta quarta-feira (10/04), em um Projeto de Lei que estabelece pena de multa para os tutores que circularem com animais “potencialmente perigosos” sem guia e focinheira em locais públicos no município do Rio de Janeiro.

O texto da proposta de legislação entende como cães potencialmente perigosos os animais com histórico de ataques, comportamento que coloque em risco a integridade e a segurança do cidadão; treinados para atacar; e com estrutura física e porte que possam causar danos às pessoas.

Não podemos condenar determinada raça como perigosa. Existem animais extremamente mansos em raças consideradas agressivas e animais extremamente agressivos em raças consideradas mansas”, explica o vereador Dr. Marcos Paulo.

Queremos com o projeto de lei, resguardar a segurança das pessoas que transitam nas ruas e parques da cidade e também de outros animais, responsabilizando os tutores em caso de ataques“, completa.

Advertisement

É para evitar que ocorram ataques de cães como o caso da escritora Roseana Murray, em Saquarema, na última sexta-feira (05/04), que a medida proposta pelo vereador Dr. Marcos Paulo (PT) está sendo apresentada. O texto ainda prevê multa de R$ 1.000,00 e que os tutores terão que arcar com os custos hospitalares ou veterinários causados por eventuais ataques.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei quer que animais 'potencialmente perigosos' circulem com focinheira e coleira no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui