Projeto de pesquisa da Uerj oferece tratamento ortodôntico para crianças e adolescentes

O atendimento é fornecido para jovens entre 10 e 15 anos na Clínica de Ortodontia da universidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Uerj

Projeto desenvolvido pela Faculdade de Odontologia da Uerj em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) passa a fornecer tratamento odontológico gratuito para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos. A medida é de iniciativa dos doutorandos em Ortodontia Luísa Schubach e Bruno Neves, com o apoio de uma equipe formada por professores e residentes da universidade.

O projeto irá oferecer cuidado especial para crianças e adolescentes que tenham projeção excessiva dos dentes superiores. A ação faz parte da pesquisa clínica “Tratamento de pacientes com maloclusão de Classe II”, realizada no Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária. A proposta é instalar um dos três tipos de aparelhos chamados de propulsores mandibulares, que vão permanecer por 12 meses na boca, corrigindo o problema.

De acordo com os dentistas, serão comparadas análises tridimensionais das vias aéreas superiores antes e após o tratamento. O quadro dos pacientes será documentado por meio de radiografias para que a instalação do aparelho ocorra no pico do surto de crescimento puberal – fase conhecida como estirão do crescimento. O acompanhamento também se dará pela realização de tomografias no Hupe, em parceria com os residentes de Cirurgia Bucomaxilofacial.

Luísa Schubach explica que o objetivo é melhorar a condição dentária dos pacientes, aumentando a capacidade funcional de mastigação e deglutição, facilitando a passagem de ar pelas vias aéreas superiores e permitindo melhor qualidade de vida.

Advertisement

“Estamos muito animados e esperamos receber os pacientes que se encaixem nos critérios de inclusão da pesquisa”, prevê Luísa.

“Estamos realizando a triagem (avaliação clínica) dos voluntários que apresentam projeção excessiva dos dentes superiores. Caso o paciente esteja dentro dos critérios da pesquisa, solicitamos radiografias para avaliação da idade óssea. Após verificarmos que o paciente está no pico do surto de crescimento puberal, realizaremos o planejamento. Os alunos de especialização em Ortodontia da Uerj documentam o caso, e seguem para a instalação do aparelho, sob nossa orientação. O período de crescimento é crucial”, explica o doutorando Bruno Neves.

Roberta Barreto, mãe de Lucas, de 12 anos está sendo atendida na Ortodontia da Uerj e relata que acolhimento do seu filho foi fundamental para a família.

“Como mãe, estou muito feliz, pois estar aqui é uma oportunidade única para o meu filho. Os profissionais são ótimos, muito atenciosos e sempre disponíveis para tirar nossas dúvidas. Tenho certeza que o tratamento será um sucesso. O Lucas está rodeado por excelentes profissionais. É um projeto maravilhoso”, elogia a mãe do menino Lucas.

O projeto é inspirado em protocolo do Reino Unido. Em 1988, a professora Cátia Quintão, da Faculdade de Odontologia da Uerj, desenvolveu parte de sua tese de doutorado na Universidade de Cardiff, no País de Gales, Reino Unido. A pesquisadora estudou o protocolo de confecção do mesmo equipamento usado no projeto da OrtoUerj, o aparelho funcional de TwinBlock para o tratamento de maloclusões de Classe II. Cátia ficou bem impactada, com a ideia na cabeça e o firme desejo de realizá-la, à época já intuindo os benefícios que poderiam advir por meio da implementação do método na Uerj.

A professora Cátia conseguiu pôr em prática o protocolo na Ortodontia da Uerj em 1999. Posteriormente, foi aplicado pelos profissionais também para a pesquisa, unindo dois protocolos de tratamento para esse tipo de alteração dento-esqueletal: o de Manchester (coordenado pelos professores Klaus Barretto e José Augusto Mendes Miguel) e o de Cardiff (sob a coordenação da professora Cátia), em estudos clínicos prospectivos. 

A parceria, que atualmente possibilita a realização do projeto, é feita dentro da disciplina de Ortodontia e gerou várias publicações de alto impacto, além de um Grupo de Pesquisa registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Temos muitos frutos que estão sendo colhidos daquela ideia inicial. Sob a minha orientação, foram produzidas cinco teses de doutorado (duas em andamento), uma dissertação de mestrado, um estágio de pós-doutorado e três monografias de especialização. O projeto está devidamente registrado no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Uerj, ativo até o presente momento”, esclarece a professora Cátia.

Os interessados em participar do atendimento devem agendar uma avaliação diretamente com os profissionais Dr. Bruno Neves: (22) 98115-2181 e Dr. Luísa Schubach: (21) 99488-5574. O atendimento será realizado na Clínica de Ortodontia da Uerj (OrtoUerj), localizada no Boulevard 28 de Setembro, 157, 2º andar, Vila Isabel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de pesquisa da Uerj oferece tratamento ortodôntico para crianças e adolescentes
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui