Projeto de Pesquisa facilita expectativa de financiamento do Governo Federal

InfraCidades inaugura projetos em BIM que dão mais transparência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em março será finalizado o primeiro projeto de arquitetura da Creche Modelo utilizando a metodologia BIM (Building Information Modeling) ou a metodologia de Modelagem da Informação da Construção, que dá mais celeridade e transparência para as obras estaduais. O projeto é modular, o que permite ajustes para as mais variadas necessidades e tem capacidade de atendimento de 188 crianças em dois turnos.

A futura creche terá estruturas com acessibilidade, salas de atividades diferentes para atender crianças de 0 a 6 anos, fraldário, espaço de alimentação, sanitário infantil, sanitários exclusivos para as salas de aula, solários, salas multiuso, lavanderia, cozinha, copa para funcionários, pátio coberto e descoberto, playground e toda estrutura administrativa.

O Projeto InfraCidades, resultado de uma parceria entre o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro e a PUC-Rio, executou um estudo detalhado para a realização de projeto da Creche Modelo que pode ser replicado em qualquer lugar do país.

“Todas as licitações devem ser feitas com a metodologia BIM até 2028 por Decreto, por isso foi necessário o nosso projeto de pesquisa, para transferir conhecimento e consolidar a novidade. Como a exigência é nacional, a expectativa é que quando qualquer Estado apresentar o projeto em BIM da Creche Modelo para o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação, todo o processo de financiamento seja facilitado” – explica o coordenador de engenharia Eliezer Barros

Advertisement

A replicabilidade se deve ao fato da metodologia BIM fazer a comunicação clara de todas as áreas que compõem uma obra, disponibilizar informações sobre material, preço e quantidade e ainda armazenar todas as etapas da obra, desde o planejamento até a efetiva construção, na nuvem, o que permite a reutilização do projeto.

No Rio de Janeiro a construção de novas creches é sempre bem-vinda para as famílias que dependem das instituições para que os responsáveis possam trabalhar e garantir o salário. Com o objetivo de garantir a matrícula de crianças com até 5 anos de idade, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realiza o mutirão “Vaga em Creche 2023” nos bairros de Jacarepaguá (11 de fevereiro, 04 e 25 de março) , Campo Grande (11 de março) e Centro (18 de março).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de Pesquisa facilita expectativa de financiamento do Governo Federal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui