Projeto de Pesquisa facilita expectativa de financiamento do Governo Federal

InfraCidades inaugura projetos em BIM que dão mais transparência

Em março será finalizado o primeiro projeto de arquitetura da Creche Modelo utilizando a metodologia BIM (Building Information Modeling) ou a metodologia de Modelagem da Informação da Construção, que dá mais celeridade e transparência para as obras estaduais. O projeto é modular, o que permite ajustes para as mais variadas necessidades e tem capacidade de atendimento de 188 crianças em dois turnos.

A futura creche terá estruturas com acessibilidade, salas de atividades diferentes para atender crianças de 0 a 6 anos, fraldário, espaço de alimentação, sanitário infantil, sanitários exclusivos para as salas de aula, solários, salas multiuso, lavanderia, cozinha, copa para funcionários, pátio coberto e descoberto, playground e toda estrutura administrativa.

O Projeto InfraCidades, resultado de uma parceria entre o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro e a PUC-Rio, executou um estudo detalhado para a realização de projeto da Creche Modelo que pode ser replicado em qualquer lugar do país.

“Todas as licitações devem ser feitas com a metodologia BIM até 2028 por Decreto, por isso foi necessário o nosso projeto de pesquisa, para transferir conhecimento e consolidar a novidade. Como a exigência é nacional, a expectativa é que quando qualquer Estado apresentar o projeto em BIM da Creche Modelo para o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação, todo o processo de financiamento seja facilitado” – explica o coordenador de engenharia Eliezer Barros

A replicabilidade se deve ao fato da metodologia BIM fazer a comunicação clara de todas as áreas que compõem uma obra, disponibilizar informações sobre material, preço e quantidade e ainda armazenar todas as etapas da obra, desde o planejamento até a efetiva construção, na nuvem, o que permite a reutilização do projeto.

No Rio de Janeiro a construção de novas creches é sempre bem-vinda para as famílias que dependem das instituições para que os responsáveis possam trabalhar e garantir o salário. Com o objetivo de garantir a matrícula de crianças com até 5 anos de idade, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realiza o mutirão “Vaga em Creche 2023” nos bairros de Jacarepaguá (11 de fevereiro, 04 e 25 de março) , Campo Grande (11 de março) e Centro (18 de março).

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui