Projeto de reciclagem na Orla do Rio completa 3 meses e traz novidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto Recicla Orla chegou nas praias do Rio de Janeiro em maio deste ano. Uma iniciativa da Orla Rio Concessionária, responsável pela administração de 309 quiosques na orla carioca, em conjunto com a Polen, startup de sustentabilidade especializada na valoração de resíduos, que idealizou o projeto que chegou para revolucionar a forma de descarte e reaproveitamento do resíduo na orla e seu entorno, já que o que é descarte para uns pode ser insumo para outros. Para celebrar o sucesso e apresentar os dados do projeto, será realizado, no próximo dia 15/08, um evento no quiosque Marea, em Ipanema, onde também será lançado no dia o primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) do bairro.

“Com uma alta produção de lixo gerada nas praias do Rio de Janeiro e o seu impacto no meio ambiente, a preocupação com o descarte correto destes resíduos era constante. Precisávamos de uma solução e revolucionar esse processo de descarte e coleta e ajudar a diminuir o impacto no meio ambiente”, diz João Marcello Barreto, CEO da Orla Rio.

O projeto piloto foi lançado na praia do Leblon, com PEVs em cinco quiosques da orla: Café De La Musique, Du Leblon, Varanda, Azur e La Carioca. Durante estes três primeiros meses, foram coletadas cerca de 70 toneladas de resíduos sólidos, dentre eles, mais de 10 toneladas de plásticos, 23 toneladas de papéis e 24 toneladas de vidro ao todo.

“Além de todos os benefícios sociais, a reciclagem contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, associados com a extração de recursos naturais escassos e com a disposição de resíduos em aterros sanitários”, explica Guilherme Borges, diretor de Marketing e Venda da Orla Rio. Segundo a ferramenta de cálculo do GHG Protocol, cerca de 20 toneladas equivalentes de CO2 deixaram de poluir a atmosfera, através da eficácia da coleta e reciclagem do projeto durante este período.

Advertisement

O Recicla Orla é o responsável pela colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária. Todo o material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção por meio da tecnologia da Polen.

“Os resíduos são coletados, selecionados e direcionados à reciclagem, voltando para a indústria, que faz a reutilização desse material. Os dados do processo ficam registrados em uma blockchain para que as empresas possam utilizá-los para comprovar a realização da logística reversa de suas embalagens pós-consumo e cumprir com a legislação em vigor”, esclarece Renato Paquet, CEO da Polen.

Com os PEVs, tanto os frequentadores das praias, quanto os operadores de quiosques passaram a ter uma alternativa sustentável para o descarte de seus resíduos. Mas os pontos de entrega voluntária atraíram, principalmente, os moradores do Leblon, que passaram a descartar seus resíduos nas lixeiras do projeto, antes de suas caminhadas e momentos de lazer na orla carioca.

Serviço
Projeto Recicla Orla completa três meses
Data: 15/08/2019
Horário: 09 às 11h
Endereço: Quiosque Marea (Av. Vieira Souto – Posto 08 – Ipanema – Em frente a Rua Rainha Elizabeth)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de reciclagem na Orla do Rio completa 3 meses e traz novidades
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui