Projeto Empreendedora do Amanhã, iniciativa do RioSolidario, chega ao bairro da Zona Norte, Costa Barros. Nele, serão oferecidas, no total, 120 vagas em três turmas de 40 participantes que entrarão em contato com conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao empreendedorismo.
O objetivo é estimular a abertura de novos negócios e proporcionar condições para que eles prosperem.
“A partir disso pretendemos contribuir para o desenvolvimento local e enfrentar a estigmatização que paira sobre os moradores do bairro em razão dos baixos índices de desenvolvimento humano e dos altos índices de violência registrados naquela área”, diz Diego Abreu, coordenador do Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, responsável pela metodologia By Necessity, aplicada no projeto.
O Costa Barros
Dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, apontam que o Costa Barros abrigava uma população de 28.442 pessoas – com uma pequena predominância das mulheres (14.733) – que ocupava 8.675 domicílios, dos quais 18,56% estavam abaixo da linha da pobreza. É provável que tenha ocorrido um crescimento significativo desses números, impulsionado pela introdução de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de creches à beira da Estrada de Botafogo (que cruza boa parte do bairro) e de prédios do antigo programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo o site Data.Rio, no Costa Barros não existem equipamentos municipais de cultura, de esporte e lazer, de desenvolvimento social, de ciência e tecnologia ou para portadores de deficiência. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH), de 0,713, o coloca em penúltimo entre 126 regiões avaliadas na cidade do Rio de Janeiro, perdendo somente para a área do Complexo do Alemão.
O projeto é uma via para promover impactos positivos entre as mulheres do Costa Barros, contribuindo para a sua emancipação financeira, e, consequentemente, trazer benefícios para as comunidades onde elas vivem e atuarão, fomentando a cooperação entre os atores produtivos locais e oportunizando o acesso a serviços e direitos.
“Trata-se de apoiar uma população que tem um enorme potencial para inovar e valorizar o espaço onde vive e que, para fazer isso, precisa de incentivos e de qualificação. Queremos deixar evidente que o Costa Barros merece atenção e que ele não pode ser associado unicamente à violência ou à pobreza. É preciso afirmar a cidadania na comunidade e que todos têm direito à igualdade de oportunidades”, analisa Heloisa Aguiar, presidente do RioSolidario.
Cursos
Os cursos oferecidos no Empreendedora do Amanhã têm duração de 30 horas e coloca as participantes em contato com ferramentas de gestão e informações relativas a temas como marca, mercado, finanças e recursos humanos, bem como orientações para acessarem os recursos necessários à viabilização das suas ideias de empreendimentos. Após o treinamento, as mulheres serão beneficiadas com um período de três meses de “incubação” de seus negócios, ou seja, contarão com consultoria e mentoria remotas de especialistas para acompanharem seus planos de negócios e, se necessário, aperfeiçoá-los.
Cronograma
Para participar do Empreendedora do Amanhã é preciso ter 18 anos ou mais.
Confira as datas de turmas:
Turma 1 – 18/07 a 22/07 | Turma 2 – 25/07 a 29/07 | Turma 3 – 15/08 a 19/08acompanharem seus planos de negócios e, se necessário, aperfeiçoá-los.
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, e está vinculado ao Programa Nacional Qualifica Mulher, que pretende criar uma rede de parcerias com os poderes públicos Federal, Estadual, Distrital e Municipal, entidades e instituições privadas, para fomentar ações de capacitação profissional, trabalho e empreendedorismo, para criação de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.