Projeto Duo Fanfarrão leva musicalização infantil às crianças de Mangaratiba e Itaguaí

Educadores e músicos irão promover shows gratuitos com o objetivo de envolver o público infantil no mundo musical através das fanfarras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As cidades de Itaguaí e Mangaratiba, na região da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, receberão nos dias 22 e 27 de setembro, shows gratuitos do “Duo Fanfarrão”, projeto que consiste em apresentações musicais, onde se estimula o fazer musical, aproveitando as características do gênero das fanfarras. A ideia é proporcionar às crianças, de 0 a 12 anos, principais públicos-alvo do projeto, a oportunidade de se envolverem no mundo da música de forma lúdica e cativante. O projeto é uma realização da Espiral Soluções Socioculturais, com o patrocínio do Instituto Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O Duo Fanfarrão é composto pelos educadores e músicos Álvaro Di Azevedo e Santiago Galdino, e neste ano, a direção artística está sob a responsabilidade do ator Alan Rocha. De acordo com Ingrid Reis, CEO da Espiral Soluções Socioculturais, o projeto tem como objetivo contribuir com o cenário educacional no país. “O projeto se utiliza da Fanfarra e de suas características para contar histórias para as crianças e despertar nelas o interesse pelos sons. Utilizando músicas compostas para este desenvolvimento, cantigas de roda, e outros diversos ritmos e gêneros musicais, o projeto se justifica por sua característica em atuar junto ao público infantil e propor aos pais ampliar o universo cultural musical tendo as fanfarras como fio condutor das atividades e poder atuar através das músicas o universo da primeira infância”, afirma.

Oficinas de fanfarra

Mas o que é a fanfarra? O ritmo era usado nos toques de trompas e clarins, utilizados durante as caçadas, posteriormente foi também designação às bandas marciais. É a partir do ritmo das fanfarras que o projeto Duo Fanfarrão irá contar histórias por meio da música, incentivando o desenvolvimento da fala por meio do canto de melodias e sons, bem como estimulando a psicomotricidade por meio de gestos musicais. Essas oficinas, que serão acessíveis gratuitamente para educadores, foram cuidadosamente planejadas e elaboradas, incorporando atividades lúdicas que envolvem a musicalização. Os temas abordados incluem a distinção entre sons graves e agudos, a comunicação por meio de jogos musicais, a percepção da intensidade dos sons em nosso cotidiano, a história das fanfarras e a introdução à leitura musical, entre outros.

Advertisement

Lançamento de plataforma digital

Além das apresentações ao vivo, o Duo Fanfarrão planeja disponibilizar em breve seu conteúdo, incluindo os shows gravados e oficinas, como uma ferramenta educacional acessível a educadores por meio de um site, aplicativo e plataformas digitais. Vale ressaltar que todo o conteúdo será disponibilizado de forma acessível com áudio descrição e legendas. E busca também despertar o interesse dos educadores para o gênero musical das fanfarras instrumentais, por isso, o aplicativo poderá ser baixado gratuitamente e divulgado para escolas públicas e privadas com as apresentações online e dicas de atuação musical com as crianças.

SERVIÇOS
Show Duo Fanfarrão – Mangaratiba
Data e horário: 22 de setembro (sexta-feira), às 14h
Local: Centro Cultural Cary Cavalcanti (R. Fagundes Varela, 146 – Mangaratiba – RJ)
Entrada gratuita

Show Duo Fanfarrão – Itaguaí
Data e horário: 27 de setembro (quarta-feira), às 15h
Local: Ceus Itaguaí – Teatro (Pracinha da Cultura/Praça CEU, Itaguaí-RJ. Centro de Artes e Esporte Unificado)
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Duo Fanfarrão leva musicalização infantil às crianças de Mangaratiba e Itaguaí
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui