Projeto Estimule Empatia 2022 faz projeção mapeada contra a fome no Largo da Prainha, Centro do Rio

No estado do Rio, quase 1500 alunos de mais de 15 escolas participam do projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No dia 30 de novembro, o Largo de São Francisco da Prainha, no bairro da Saúde, Centro do Rio de Janeiro, irá ganhar projeções mapeadas com frases como: “Pode não ser uma dor física, mas dói mais que um soco” e “Qualquer comida faz a diferença”. A ação é promovida pela Ação da Cidadania e Edify Education – empresa de soluções educacionais em inglês presente em mais de 270 escolas. As ilustrações e frases que ilustram a campanha contra a fome foram desenvolvidas em sala de aula por estudantes de 6 a 12 anos, de todo o Brasil. No estado do Rio, quase 1500 alunos de mais de 15 escolas participam do projeto.

O objetivo dessa ação é explicar para as crianças o que é insegurança alimentar, que atinge 58% da população brasileira, segundo dados mais recentes da Rede PENSSAN. A pesquisa identificou três grupos que convivem com a falta de alimentos e concluiu que 33,1 milhões de pessoas não tem o que vão comer na próxima refeição.

Além disso, para cada aluno envolvido nas atividades, o Edify Education vai doar 10 pratos de comida à ONG Ação da Cidadania. A meta é chegar a 100 mil pratos. “Levar a pauta da fome, um tema tão atual e relevante, para dentro das nossas salas de aula é algo que está em perfeita harmonia com os nossos princípios pedagógicos. Afinal, acreditamos que nosso papel vai muito além do ensino do inglês. Enquanto educadores, queremos formar indivíduos completos e empoderados para a construção de um futuro cada dia melhor. E isso passa por estimularmos habilidades socioemocionais importantes, como o senso crítico, a cidadania e, é claro, a empatia”, explica Marina Dalbem, co-CEO do Edify.

A campanha tem como mote o dia do Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças. Comemorado nos EUA, Canadá e ilhas do Caribe, o feriado é um momento em que as pessoas se reúnem para celebrar a gratidão e retribuí-la com boas ações. Nesse sentido, os alunos poderão ajudar com doações a partir das aulas de inglês.

Advertisement

“Acreditamos que a campanha vai contribuir para a formação de crianças e adolescentes, além de estimulá-los a serem mais ativos como agentes de transformação social”, diz Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

Esta é a segunda edição da iniciativa, que no ano passado teve foco no etarismo e nas consequências emocionais da pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Estimule Empatia 2022 faz projeção mapeada contra a fome no Largo da Prainha, Centro do Rio
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui