Solidariedade é uma palavra que ficou meio esquecida nos tempos em que vivemos. Entretanto, os alunos de Psicologia da PUC-Rio dão um belo exemplo no que diz respeito a ajudar quem mais precisa: crianças inseridas num contexto de vulnerabilidade social.
Unidos em busca de melhorar a perspectiva de alunos da Escola Municipal Joaquim Fontes, na Cidade de Deus, os voluntários do Projeto GenerosaMente levam às crianças atividades em prol do equilíbrio emocional e do bem-estar entre elas.
A ação não tem fins lucrativos e é puramente voluntariosa: a partir de algumas reuniões iniciais, os idealizadores do projeto explicaram aos voluntários interessados a dinâmica da causa que transforma consideravelmente o ambiente dividido pelos alunos.
“Nosso projeto visa levar educação sócio-emocional para crianças carentes, ensiná-los a se relacionarem melhor e a lidarem com as emoções da melhor forma possível. Devido ao contexto social carente no qual as elas estão inseridas, muitas das vezes chegam no ambiente escolar sem condições de absorver os conceitos transmitidos pelos professores. As atividades lúdicas através de meditações e alongamentos são essenciais no desenvolvimento da psicomotricidade das crianças”, afirma Rodrigo Rocha, um dos idealizadores do GenerosaMente.
Além das atividades desenvolvidas na Cidade de Deus, os colaboradores doam kits escolares, e presenteiam os pequenos com brindes em datas específicas. Na Páscoa, por exemplo, serão distribuídas caixas de chocolate que estão sendo recebidas há cerca de duas semanas através de doações.
Projeto maravilhoso. Esse apoio é de fundamental importância ao crescimento e controle emocional dessas crianças.
Parabéns aos idealizadores e voluntários.
Uma excelente iniciativa dos alunos da PUC.
Nada melhor do que trabalhar a mente desses jovens com vida tão dura na perspectiva de minorar as consequências da realidade cruel e animá-los para terem firmeza quanto aos seus futuros.