O Jardim Suspenso do Valongo, localizado aos pés do Morro da Conceição, no Centro do Rio de Janeiro, será palco de uma oficina gratuita de danças brasileiras oferecida pelo Projeto Girô que atua desde 2019 realizando diversas ações sociais. A ação acontecerá neste sábado (27/05), às 10h. E para participar, basta entrar em contato com a equipe do projeto através do Instagram ou comparecer ao local cerca de 30 minutos antes do início da aula.
Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da dança, especialmente o “jongo”, ritmo que chegou ao Brasil com os africanos que foram trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A oficina será ministrada pelos artistas e pesquisadores da cultura brasileira, Nat Sant´Anna e Bruno Cezzá, que há quatro anos fundaram o projeto, que inicialmente recebeu o nome “Vivências em Danças Populares”. E desde então, a dupla atua realizando ações sociais, através de aulas e oficinas gratuitas de ritmos, música e pernas-de-pau em comunidades do Rio de Janeiro.
Desde 2019, o projeto já atendeu mais de 700 pessoas de diversos territórios da cidade, sempre levando informação e conhecimento através da arte e da cultura. Além disso, a iniciativa também oferece aulas regulares na Lapa e na Glória, como danças brasileiras, perna-de-pau e percussão com preços populares.
- Serviço: Oficina de Danças Brasileiras com Partilhas sobre Jongo
- Data: 27/05/2023 – Sábado
- Horário: 10h
- Local: Rua Camerino, S/N, Saúde, Centro, Rio de Janeiro
- Instagram: https://www.instagram.com/projetogiro/