O LAB Cidades Criativas, projeto que revitaliza espaços públicos no Estado do Rio, se prepara para reinaugurar mais duas praças: a Praça Tia Carmem do Xibuca, no Centro do Rio, e a Praça dos Ex-Combatentes, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, que serão reformadas. Esta é a segunda edição do programa, que também já atuou nos projetos de revitalização do Mirante do Pedrão, na Zona Sul do Rio, da Praça Maria Aparecida e da Praça da Bíblia, ambas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Com data de reinauguração marcada para 27 de março, às 16 horas, a Praça Tia Carmem do Xibuca, localizada na Cidade Nova, próximo ao metrô da Praça Onze e à Avenida Presidente Vargas, ganhará novos bancos e canteiros, além de um mural especial assinado pelos artistas Val Pires, do Xilopretura, e Rafael Geraldo. Com a nova cara, o espaço será uma opção de ponto de encontro e de descanso para os moradores do bairro e funcionários que trabalham em empresas e comércios na região.
Já a Praça dos Ex-Combatentes, no bairro do Patronato, em São Gonçalo, será entregue no dia 31 de março, às 14 horas. Conhecido por abrigar a famosa Batalha do Tanque, uma roda cultural de rap entre MCs, que duelam entre si com batalhas de rima freestyle, o espaço passará a contar com um palco com rampa de acessibilidade, um mural artístico e uma obra interativa do artista cearense Narcélio Grud, que poderá ser usada para brincadeiras com as crianças. Além de movimentar a praça nas noites de quarta-feira e ajudar a levar a cultura de rua para a população local, a Batalha do Tanque é conhecida por ajudar a revelar artistas que se tornaram destaque na cena do rap nacional como Xamã, Orochi e Pelé MilFlows.
“O projeto LAB Cidades Criativas tem promovido a redescoberta de espaços públicos em diferentes cidades do País. A proposta é unir arte, arquitetura e urbanismo em prol da revitalização de áreas de livre acesso para, assim, repactuar a sensação de bem-estar nesses lugares. O projeto já alcançou oito cidades no Rio de Janeiro”, ressalta Paulo Feitosa, diretor do LAB Cidades Criativas.
Em sua primeira edição, em 2022, o LAB Cidades Criativas reformou praças de até 600m² nos municípios fluminenses de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Paraty e Maricá através de ações de intervenção urbana como pinturas, instalações e ações de mobiliário urbano.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero.
Urgente a praça do coreto do meier pede socorro a lab cidade criativa e uma oportunidade de visitar essa largada área de lazer inclusive a academia da terceira idade abandonada pelo poder publico