Uma iniciativa social levará alunos de colégios públicos de comunidades do Rio de Janeiro para acompanhar o campeonato mundial de surfe, que ocorre em Saquarema, na Região dos Lagos. O projeto “Notas Azuis” selecionará dez jovens que apresentarem o melhor desempenho nos estudos para assistir à oitava etapa do World Surf League Championship Tour, na Praia de Itaúna, que começou na última sexta-feira (23/06) irá até o próximo sábado (1/07).
“Nós já levamos crianças da Rocinha para viajar de avião para Florianópolis e Garopaba, em Santa Catarina, sempre incentivando os alunos a terem notas azuis para serem premiados e serem os futuros a viajarem”, conta João Peter Ren, fundador do projeto.
O programa também proporciona além do equipamento necessário para a prática do esporte e a viagem, material escolar, cestas básicas, entre outros recursos, que são disponibilizados por meio de doações e patrocínio de apoiadores. “Nosso intuito é que esse programa de recompensas com as viagens e outros presentes, ajude a combater a evasão escolar e estimule o desempenho acadêmico”, completa Maria Luiza Ren, outra idealizadora da ação.
Para o também fundador, Raphael Lopes, a iniciativa traz uma outra visão e perspectiva de vida para crianças carentes. “O projeto representa esperança despertando os pequenos para novas possibilidades”, ressalta.
Criado em 2012, o projeto conta com a participação de renomados surfistas como Rico de Souza. O “Notas azuis” também já levou o prêmio de melhor filme socioambiental no Festival Internacional de Cinema Cristão em 2016.