Projeto ‘Paquetá de Portos Abertos’ é lançado

A ideia é promover o turismo e a cultura na Ilha de Paquetá, que faz aniversário no próximo dia 18/12

Foto: Divulgação

Nesta semana, foi lançado oficialmente o movimento “Paquetá de Portos Abertos”, que além de criar uma identidade visual para a mobilização que vem sendo feita para potencialização do turismo da ilha, incentiva a maior participação dos empreendedores locais nos projetos relacionados a cultura e ao turismo.

A ideia do movimento surgiu a partir de uma iniciativa de levantamento turístico da Ilha de Paquetá que uniu o Instituto IEVA, o Sebrae/RJ e o Polo Turístico de Paquetá, em dezembro de 2021. Durante o ano de 2022 foram realizados encontros com empreendedores de Paquetá que são diretamente ou indiretamente impactos pelo turismo na Ilha, com o Sebrae dando consultoria e apoio aos empreendedores participantes dos encontros, e o Instituto IEVA juntamente com o Polo Turístico mobilizando os moradores para participarem dos eventos e divulgando as atividades.

A Secretaria Especial de Turismo – Setur Rio, através de seu Secretário Antônio Mariano, esteve presente em alguns encontros e deu suporte na articulação junto a Prefeitura.

No dia do lançamento do projeto, quarta-feira 08/12, foi realizado o evento de entrega dos resultados para a comunidade, incluindo um folder impresso e um mapa virtual com produtos turísticos da Ilha que ainda está aberto para inclusão de mais dados, apresentação para moradores e convidados, em espaço cedido pelo Hotel Lido, do objetivo do projeto e as intenções para o próximo ano, um tour guiado por pontos turísticos da Ilha, incluindo uma visita na Casa de Artes Paquetá e na CasaVó, e o fechamento com o acender das luzes da Árvore de Natal.

Em falar em Árvore de Natal, esta teve na sua idealização e montagem a participação de alunos da Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, que produziram enfeites com mensagens natalinas, moradores do bairro que enfrentaram a chuva na montagem, e apoio de diversas organizações, como a RIOLUZ e a Águas do Rio para os assuntos referentes as intervenções dos espaços, e o Instituto IEVA e a Universidade do Mar da UERJ no fornecimento de recursos para aquisição de materiais.

Além disso, o aniversário de 467 anos de Paquetá, que é comemorado no dia 18 de dezembro, neste ano será comemorado no dia 17 de dezembro, com diversas atividades culturais na Ilha, pois dia 18 é a final da Copa do Mundo.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui