Projeto pede tombamento para preservar o muro dos ídolos do Botafogo

O texto pede que qualquer projeto na área do entorno considere a preservação do muro. Na justificativa do projeto, vereador cita a revitalização do Canecão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O vereador Rafael Aloisio Freitas apresentou o projeto de lei Nº 3135/2024, que pede o tombamento do Muro dos Ídolos do Botafogo de Futebol e Regatas, localizado em frente à sede do clube social, na Avenida Venceslau Brás, nº 72, Botafogo. Ele destaca o “relevante valor histórico e desportivo” do muro.

O texto pede que qualquer projeto de revitalização ou desenvolvimento urbano na área do entorno que impacte o Muro dos Ídolos deverá considere a preservação do bem, buscando alternativas que evitem sua demolição ou o comprometimento de sua integridade estrutural, sujeitando os infratores às penalidades estabelecidas na legislação própria.

Na justificativa do texto, ele reforça a importância do muro, destacando ser um verdadeiro marco histórico para o futebol nacional: “este muro, que homenageia os ídolos do passado alvinegro, transcende qualquer compreensão urbanística ou arquitetônica, constituindo-se como um legado e servindo à preservação da memória histórica do alvinegro carioca“, diz.

O tombamento é uma importante medida que visa garantir que as gerações futuras possam ter acesso às glórias do passado, reconectando-se aos ídolos que defenderam as cores e as tradições do clube, elementos que fazem parte da identidade do Botafogo“, completa.

Advertisement

O texto da justificativa cita ainda o Canecão, também considerado de suma importância: “embora o projeto de revitalização do Canecão seja extremamente importante para a cultura e o entretenimento da cidade, faz-se necessário equilibrar as pretensões e evitar perdas irreparáveis à memória dos torcedores botafoguenses”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto pede tombamento para preservar o muro dos ídolos do Botafogo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui