De 15 de agosto até 01 de dezembro de 2022, às segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras, o projeto “Por um mundo melhor” realizou oficinas gratuitas de artes visuais nas modalidades Desenho Artístico, Pintura e Mural, Escultura, Fotografia e Moda Ecológica, para adolescentes da Escola Municipal Nelson Prudêncio, Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira e Escola Municipal Leonel Azevedo, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
De 05 de dezembro até 08 de dezembro de 2022, segunda-feira, terça-feira e quinta-feira, foram realizadas palestras dos temas Debate e Brainstorming e Criação e organização de mostra de artes visuais, na Escola Municipal Leonel Azevedo. Na Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira foram “Criação de vídeo e Fotografia da natureza, enaEscola Municipal Nelson Prudêncio “Arte com materiais recicláveis”, “Mural” e “Moda Ecológica e responsável” na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
As coordenações das oficinas foram realizadas pelas responsáveis e especialistas: Raquel Magalhães, nas áreas de desenho, pintura e escultura, e Gigi Nogueira, nas áreas de fotografia para as redes sociais e moda ecológica. As responsáveis também desenvolveram os materiais pedagógicos de apoio aos participantes.
As ações tiveram como objetivo inspirar adolescentes e jovens a expressarem suas ideias através da arte, além de inspirar o gosto pela economia criativa, a reflexão sobre como o desenvolvimento de iniciativas de conscientização pode contribuir para a limpeza e despoluição das cidades, inspirar ações de preservação do meio ambiente, além de incentivar melhorias na própria escola e no bairro.
Nesta cidade, o projeto é patrocinado pela Moove, uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com fábrica na Ilha do Governador. Uma das premissas da companhia é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, começando pelas localidades no entorno de suas operações, atuando proativamente, por meio de projetos, programas e iniciativas que ampliem os impactos positivos nessas comunidades, incentivem boas práticas e inspirem transformações.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto consiste em oficinas de artes visuais gratuitas realizadas em escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos, para o público infanto-juvenil ou adolescente. Ao final de cada oficina, é realizada uma mostra final dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos jovens participantes.
No encerramento das oficinas, os participantes e arte educadores promoveram uma mostra expondo todas as obras, projetos e trabalhos promovidos ao longo das ações.
Sobre a Moove:
Com origem brasileira e atuação internacional, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil. Com presença na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Parte do Grupo Cosan, a companhia, por meio de seus produtos e serviços, movimenta diversos segmentos como o automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.
Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). As oficinas são patrocinadas pelo Moove.