Projeto “Por um mundo melhor” beneficia cerca de 210 jovens da Ilha do Governador com oficinas gratuitas de artes visuais

Com patrocínio da Moove, as ações foram realizadas de 15 de agosto a 01 de dezembro em três escolas públicas da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos: Alexandre Cavalcanti

De 15 de agosto até 01 de dezembro de 2022, às segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras, o projeto “Por um mundo melhor” realizou oficinas gratuitas de artes visuais nas modalidades Desenho Artístico, Pintura e Mural, Escultura, Fotografia e Moda Ecológica, para adolescentes da Escola Municipal Nelson Prudêncio, Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira e Escola Municipal Leonel Azevedo, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
De 05 de dezembro até 08 de dezembro de 2022, segunda-feira, terça-feira e quinta-feira, foram realizadas palestras dos temas Debate  e Brainstorming e Criação e organização de mostra de artes visuais, na Escola Municipal Leonel Azevedo. Na Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira  foram “Criação de vídeo e Fotografia da natureza, enaEscola Municipal Nelson Prudêncio “Arte com materiais recicláveis”,  “Mural” e “Moda Ecológica e responsável” na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

As coordenações das oficinas foram realizadas pelas responsáveis e especialistas: Raquel Magalhães, nas áreas de desenho, pintura e escultura, e Gigi Nogueira, nas áreas de fotografia para as redes sociais e moda ecológica.  As responsáveis também desenvolveram os materiais pedagógicos de apoio aos participantes.

As ações tiveram como objetivo inspirar adolescentes e jovens a expressarem suas ideias através da arte, além de inspirar o gosto pela economia criativa, a reflexão sobre como o desenvolvimento de iniciativas de conscientização pode contribuir para a limpeza e despoluição das cidades, inspirar ações de preservação do meio ambiente, além de incentivar melhorias na própria escola e no bairro.

Nesta cidade, o projeto é patrocinado pela Moove, uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com fábrica na Ilha do Governador. Uma das premissas da companhia é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, começando pelas localidades no entorno de suas operações, atuando proativamente, por meio de projetos, programas e iniciativas que ampliem os impactos positivos nessas comunidades, incentivem boas práticas e inspirem transformações.

Advertisement
02 Projeto “Por um mundo melhor” beneficia cerca de 210 jovens da Ilha do Governador com oficinas gratuitas de artes visuais
Foto: divulgação

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto consiste em oficinas de artes visuais gratuitas realizadas em escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos, para o público infanto-juvenil ou adolescente. Ao final de cada oficina, é realizada uma mostra final dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos jovens participantes.

No encerramento das oficinas, os participantes e arte educadores promoveram uma mostra expondo todas as obras, projetos e trabalhos promovidos ao longo das ações.

Sobre a Moove:

Com origem brasileira e atuação internacional, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil. Com presença na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Parte do Grupo Cosan, a companhia, por meio de seus produtos e serviços, movimenta diversos segmentos como o automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). As oficinas são patrocinadas pelo Moove.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto “Por um mundo melhor” beneficia cerca de 210 jovens da Ilha do Governador com oficinas gratuitas de artes visuais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui