Os alunos da Escola Municipal Pedro Ernesto, na Lagoa, Rio de Janeiro, celebraram nesta quinta-feira, dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil com contação de histórias e visitas ilustres: o poeta “imortal” da ABL, Antônio Carlos Secchin, e a escritora especialista em relações étnico-raciais “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Sonia Rosa. Foi a inauguração do “Lá Vem História”, projeto criado pela ONG Parceiros da Educação Rio, no auditório da escola municipal com a presença de autoridades e grandes autores.
As ações contam com doações de livros (mais de mil obras serão doadas em 2024), oficinas com aulas de música, teatro, dança e artes plásticas, além de apresentações e passeios culturais. Jongo da Serrinha e a escritora Bia Hetzel são alguns dos 33 artistas que já participaram do projeto.
“O projeto Lá Vem História desempenha um papel crucial ao inserir atividades culturais nas escolas, oferecendo oportunidades para vivenciar práticas culturais de letramento literário, experiências com linguagens artísticas e promover convivência afetiva e respeitosa. A arte tem o poder de estimular a imaginação, criando memórias significativas e ampliando a capacidade de resolução de problemas. Além disso, o projeto oferece apresentações artísticas dentro das escolas, o que enriquece o universo cultural de toda a comunidade escolar”, afirma Lêda Fonseca, coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto.
A iniciativa foi aprovada na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O Lá Vem História é apresentado pela Caixa Capitalização e Squadras Investimentos e conta com o patrocínio de: Truxt Investimentos; BTG Pactual; Allos -Alliansce Sonae e brMalls; Bogari Capital. As atividades contam com o apoio da JGP e apoio institucional daPrefeitura do Rio e Secretaria de Educação. A realização é feita em conjunto da ONG Parceiros da Educação RJ com o Ministério da Cultura.
“Investir em projetos culturais nas escolas públicas promove o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para desafios intelectuais ao longo de suas vidas com uma bagagem cultural e linguística significativa. Estamos ampliando o projeto “Lá Vem História” esse ano, atendendo mais escolas e oferecendo uma variedade maior de materiais e atividades culturais,” conta Luiz Octavio Lima, Diretor Executivo da Parceiros da Educação Rio.