Projeto ‘Recicla Sapucaí’ quer fazer do Carnaval do Rio o maior evento lixo zero do planeta

Durante a ação, 100 catadores percorrerão a avenida recolhendo latas de alumínio. Quinze máquinas de tratamento de recicláveis também serão usadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí podem se transformar no maior evento lixo zero do planeta, com reconhecimento pelo Guinness Book. Nesta segunda-feira (13), o Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) assinaram o acordo “Recicla Sapucaí”, para a realização da reciclagem de quase de todos os resíduos sólidos produzidos durante o evento. A parceria, que também visa evitar o descarte incorreto de toneladas de lixo, foi fechada na sede do Sistema Fecomércio RJ, no bairro do Flamengo, Zona Sul da capital, em evento para jornalistas.

De acordo com os idealizadores do acordo, o plano envolve duas frentes de atuação. Uma, com a utilização de 15 máquinas de corte e fragmentação de materiais recicláveis (metais, plásticos e vidros), que serão distribuídas pela Sapucaí, para que o público deposite os resíduos. A medida também contará com a atuação de agentes com a missão de convencer os foliões a descartarem os dejetos de forma adequada. Na outra frente de atuação, 100 catadores de cooperativas ligadas ao “Programa Cada Lata Conta”, terão a missão de coletar, fazer a triagem e dar a destinação correta ao material recolhido. Todo material coletado ficará à disposição dos trabalhadores, que poderão revertê-lo em renda.

O maquinário e a metodologia de trabalho aplicados são de responsabilidade do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) e pelo Sesc RJ. Coube à Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) contratar as cooperativas de catadores participantes, no âmbito do “Cada Lata Conta”, iniciativa internacional existente há 14 anos e atuante em mais de 19 países. No Brasil, é o segundo ano consecutivo em que projeto é realizado na Sapucaí, de onde foram recolhidas oito toneladas de latinhas, em 2022. A expectativa, para este Carnaval, é de que entre oito e dez toneladas de latinhas sejam coletadas. 

O “Recicla Sapucaí” integra uma série de ações conjuntas entre o Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac) e a Liesa. Através do programa alunos dos cursos do Senac e a participantes de projetos sociais do Sesc poderão atuar no Carnaval do Rio em áreas, como: customização de roupas, maquiagem cenográfica, cobertura fotografia, entre outras atividades. Ainda no âmbito do “Recicla Sapucaí”, estruturas, como barracões e a Sapucaí ficarão à disposição do Sesc, durante todo o ano, para a realização de passeios de projetos como o Turismo Social, a Educação Infantil e o Sesc+ Esporte.

Advertisement

A parceria prevê ainda a capacitação de mão de obra para atuar na indústria do Carnaval e nos trabalhos sociais desenvolvidos nas comunidades envolvidas com o Carnaval, como os tratamentos odontológicos gratuitos pelas Unidades Móveis OdontoSesc.

Uma ação tão ampla, segundo as instituições, também tem como objetivo o fomento do turismo e do comércio na cidade do Rio de Janeiro.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto ‘Recicla Sapucaí’ quer fazer do Carnaval do Rio o maior evento lixo zero do planeta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui