Projeto reúne jovens para pensar soluções para problemas em suas comunidades

“Redes Afirmativas - Se A Favela Fosse Minha” integra regiões do Rio de Janeiro unindo educação a inovação em prol da transformação social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Samuel Santos

Jovens crescendo como multiplicadores de conhecimento e agentes de transformação em suas comunidades. Esse é o propósito do “Redes Afirmativas – Se A Favela Fosse Minha”. Realizado pela Associação Brincar e Crescer (ASBRINC) a partir do financiamento do Fundo de Solidariedade Casa Madre, o projeto consiste em uma formação completa através da qual jovens de quatro comunidades (Alto da Boa Vista, Borel, Salgueiro e Vidigal) contaram com suporte em educação e pesquisa para trabalharem em rede no diagnóstico de problemas nas suas localidades e na elaboração de planos de intervenção que possam contribuir para solucioná-los.   

A metodologia utilizada no Projeto Redes tem base na Metodologia de Projetos de Trabalho do educador espanhol Fernando Hernández, unida à funcionalidade e inovação das ferramentas digitais. Nos projetos de trabalho, o conhecimento é visto como um processo global construído numa relação entre os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, através do qual o aluno aprende protagonizando as etapas da construção do conhecimento, estabelecendo relações, confrontando, vivenciando emoções e experiências. Tomando decisões diante dos fatos, os alunos vivem a experiência de intervir na realidade tornando-se sujeitos de seus processos de aprendizagem“, explica Melissa Arievo, coordenadora geral do projeto. 

A partir desta premissa, os jovens passaram por três etapas de desenvolvimento: “Diagnóstico”, “Laboratório de Projetos” e “Ação no Território”. O projeto teve início em junho de 2021 e atualmente os jovens bolsistas concluíram o diagnóstico sobre suas comunidades, elaboraram projetos, propondo ações de intervenção a fim de colaborar para a solução dos problemas identificados na primeira etapa, e estão finalizando a etapa Ações no Território, executando suas propostas.

O conjunto de projetos tem como principal qualidade colocar os jovens para dialogarem em seus territórios e compartilharem suas metodologias de coleta de dados com os seus colegas, fazendo com que essas experiências em rede exponham um panorama das urgências passíveis de soluções criativas que movimentam a cultura e a economia das favelas cariocas. E, em se tratando de favelas estratégicas por suas contribuições na história do Rio de Janeiro, o resultado desses trabalhos pode ser o ponto de partida para a implantação de políticas públicas pensadas para as comunidades”, afirma o educador e cineasta Clementino Junior.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto reúne jovens para pensar soluções para problemas em suas comunidades
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui