Projeto Rodinha Zero leva ciclismo a crianças de Japeri e Cachoeira de Macacu

Com a iniciativa, as crianças são beneficiadas em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa / Pexels

Os municípios de Cachoeira de Macacu e Japeri vão receber em 2024, jornadas do projeto Rodinha Zero. A inciativa tem como objetivo encorajar crianças em fase escolar a usarem bicicletas no seu cotidiano, para brincar ou como meio de transporte. O projeto, que é uma inciativa do Instituto Aromeiazero, conta com o apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Criado em 2011, o Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que incentiva as crianças entre 4 e 11 anos, de comunidades vulneráveis, a terem uma aproximação maior com o ciclismo.

Com as jornadas, as crianças são beneficiadas em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Através das ativações, o projeto Rodinha Zero também gera renda, incentiva a práticas de vida saudáveis, além de promover uma maior interação social entre os alunos.

Como funciona o Rodinha Zero:

Advertisement

Primeiro é feito um diagnostico através de uma pesquisa aplicada à escola parceira para saber informações sobre os hábitos de deslocamento e a presença de bicicletas na comunidade escolar.

Depois, integrantes do Rodinha Zero realizam atividades com bicicletas na escola, como oficinas para aprender a pedalar. Também são desenvolvidas atividades artísticas envolvendo as bikes.

A entidade ajuda os estabelecimentos educacionais a adquirirem bicicletas sem rodinhas e ferramentas para manutenção. À comunidade escolar também são ministradas aulas de mecânica básica, de vivência com bike no território, lições de ciclismo para adultos e cine debate para incentivar a aproximação com o veículo.

Depois do tudo o processo implantando na comunidade, a Rodinha Zero avalia o impacto das ativações entre as pessoas e em cada instituição.

O Instituto Aromeiazero tem patrocínio institucional do Itaú Unibanco, e da EDP, NTS Brasil e Green4T.

Informações: Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Rodinha Zero leva ciclismo a crianças de Japeri e Cachoeira de Macacu
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui