Neste sábado (20/05), o projeto “Roteiros Geográficos do Rio” volta às ruas do Rio de Janeiro como um canal de conexão entre cariocas e turistas com o passado e o presente da Cidade Maravilhosa. A caminhada acontecerá pelos arredores da Praça XV, na Região Central, a partir das 15h. O ponto de encontro será Santa Casa da Misericórdia. E o passeio inclui pontos como o Arco do Teles, a Travessa do Comércio e a recém-aberta Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.
A iniciativa do Núcleo de Pesquisa do Instituto de Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) visa resgatar o espaço urbano carioca, com o intuito de ampliar os domínios e conhecimentos dos participantes da aula sobre os meandros e as simbologias do espaço, por meio da geografia, história, arquitetura, religiosidade, artes e cultura.
As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelo Sympla. Para maiores informações, confira a página do “Roteiros Geográficos” no Instagram.
O Projeto
O projeto foi criado há 17 anos pelos pesquisadores do Instituto de Geografia da UERJ sob a coordenação do saudoso professor e doutor João Baptista Ferreira de Mello que se dizia um grande admirador da Cidade Maravilhosa.
Em 2019, com a descoberta de um câncer, o acadêmico precisou paralisar as atividades do projeto para tratar da saúde. E em 2021, João Baptista faleceu, pondo um ponto final na trajetória do “Roteiros Geográficos do Rio”.
No entanto, em 2023, após reuniões, os pesquisadores que foram orientandos do professor durante a jornada acadêmica, se uniram e decidiram retomar a iniciativa a fim de dar continuidade ao legado, agora sem o vínculo com a UERJ, mas com o mesmo empenho e amor que estiveram presentes ao longo de toda a existência do projeto.
A iniciativa trata-se de um passeio em forma de aula para falar sobre a fundação da cidade, acontecimentos históricos, transformações urbanas e manifestações culturais. Uma forma de aprender geografia e regatar o espaço urbano. “Um delicioso bate papo diante de lugares essenciais para entendermos os caminhos de formação do Rio de Janeiro” conta o pesquisador Ruan Rocha.
- Serviço: Roteiros Geográficos do Rio
- Data: 20/05 – Sábado
- Horário: 15h
- Endereço: Rua Santa Luzia 206 (Centro)
- Ponto de Encontro: Entrada principal da Santa Casa da Misericórdia
- Inscrições: www.sympla.com.br
- Instagram: @roteirosgeorio.