Projeto ‘Turistando com a Comunidade’ leva jovens carentes para explorar espaços culturais do Rio

Esta iniciativa, coordenada pela Secretaria de Ação Comunitária, promove o acesso de moradores de comunidades aos espaços de história, arte e cultura da cidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu continuidade, na última terça-feira (10/10), ao inovador projeto “Turistando com a Comunidade” coordenado pela Secretaria de Ação Comunitária. Esta iniciativa tem como missão proporcionar aos moradores de comunidades a oportunidade de explorar os locais que representam a rica história, a arte e a cultura da cidade.

Em meio ao passeio, um grupo composto por 35 moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, abrangendo crianças, jovens e adultos, teve a oportunidade de visitar o Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, que atualmente apresenta a exposição “FUNK: Um Grito de Ousadia e Liberdade”. A mostra narra a evolução desse gênero musical, destacando sua sonoridade, seus compositores e a constante reinvenção que o tornou um fenômeno cultural especialmente amado nas comunidades.

E além de enriquecer o conhecimento dos participantes, o projeto também visa promover valores como dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e senso de pertencimento. Importante ressaltar que ele desempenha um papel vital na luta contra o estigma da segregação.

Uma das participantes do passeio, Alessandra Faustino dos Santos, compartilhou sua perspectiva: “É difícil pra nós, assalariados, trazer as crianças pra cá pra ver uma cultura, ver coisas diferentes da comunidade porque, às vezes, a gente dentro da comunidade não tem esse espaço todo, não tem essa cultura toda que tem aqui fora.”

Advertisement

O projeto, lançado em dezembro de 2021, faz parte do Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.580 moradores de 50 localidades com baixos Índices de Desenvolvimento Social (IDS). E desde sua implementação, foram conduzidas 107 visitas guiadas, acompanhadas por guias turísticos, monitores e supervisores, a pontos históricos e culturais do Rio, incluindo o Museu do Amanhã, o Cais do Valongo e o Copacabana Palace.

Na nova etapa, a meta é atender cerca de 300 moradores por mês. O próximo passeio está programado para o Centro Cultural Banco do Brasil, prometendo proporcionar a mesma riqueza cultural e inclusão que caracterizam esse projeto transformador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto 'Turistando com a Comunidade' leva jovens carentes para explorar espaços culturais do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui