Projeto Uaná Etê une 26 jardins projetados, música e cultura, em Engenheiro Paulo de Frontin

Localizado no coração do Vale do Café, no Estado do Rio de Janeiro, a palavra Uaná Etê, na língua indígena, significa: multidão de vagalumes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
TripAdvisor

Aberto ao público em 8 de novembro em 2014, o Uaná Etê é um jardim ecológico e museu a céu aberto. O local, absolutamente encantador e surpreendente, é totalmente dedicado a um diálogo profundo entre a natureza, a cultura e a música. O Uaná Etê é composto por mais de 26 jardins e instalações cuidadosamente planejados, para destacar e favorecer uma conexão profunda entre as necessidades humanas, com a grande paz e a reflexão que só a natureza pode proporcionar.

Localizado no coração do Vale do Café, no Estado do Rio de Janeiro, o Uaná Etê, palavra que na língua indígena significa multidão de vagalumes, foi entregue ao público depois de um grande projeto de reflorestamento, que revitalizou os mais de 135 mil metros quadrados da área, que  conta com trilhas ecológicas, jardins temáticos, obras de arte ao ar livre, além de ser um refúgio para diversas espécies de fauna e flora do Brasil.

O primeiro espaço é o “Jardim das Boas-Vindas”, onde o visitante é recepcionado, ainda do lado de fora do portão, por espécimes, como a trombeta de anjo, que anuncia as boas-vindas. A planta é pouco inflamável e ajuda a segurar o fogo, em caso de incêndio florestal. A vibração da paz está presente nos agapantos, coléus, e sunpatiens. Ao atravessar o portão, os turistas são abraçados por açucenas, cannas indícas, dracenas, bromélias jasmins mangas brancos, entre outras belíssimas plantas.  

No “Jardim Paço” encontra-se o Theatro Paço, com teto de vidro e paredes de portas. O espaço é sombreado por duas acássias, que florescem amarelas no verão. No local, podem ser vistos murtas, orquídeas, um ipê amarelo, costelas de adão de vários tipos, cobrindo os barrancos. O jardim conta com o Solar, no qual os visitantes podem pernoitar na companhia de cristais, aguaís, sons de pássaros e muitas frequências curativas. Para uma refeição leve e nutritiva, o Bistrô do Uaná Etê une a gastronomia da floresta atlântica, do Vale do Café, brasileira e indígena.

Outro destaque é o “Labirinto da Música”, espaço projetado por Maritza Orleans e Bragança, que ocupa 2.000 m² e propõe uma caminhada interativa de conhecimento, abordando natureza, música, matemática e filosofia. Nos mais de 300 metros de percurso, os visitantes têm acesso às visões de pensadores, como Pitágoras, Da Vinci, Fibonacci, e Fludd. O local, que é o único labirinto dedicado à música no mundo, recebeu, em agosto deste ano, o festival Garden os Harps, organizado pelas harpistas Cristiana Braga e Claudia Miranda. Mas as surpresas não param por aí, no final da caminhada, as pessoas se deparam com outro labirinto, deste vez de espelhos.

Na “Biblioteca da Floresta”, espaço em homenagem à liberdade, há uma pequena biblioteca de vidro que conta com livros que podem ser trocados pelos visitantes, desde que eles levem uma obra sobre natureza, música, botânica, mineralogia ou sobre a região Vale do Café.

Já no “Oásis do Lagarto”, os amantes da natureza podem ouvir o som da água, que, no verão, refresca os visitantes ao som da chuva que cai de um corredor de dormentes. No espaço, as crianças contam com um parquinho onde podem brincar em uma teia de aranha, um totem de escalada, brinquedos de equilíbrio, além de regar as plantas. 

Outro ponto muito interessante é o “Bosque dos Sinos”, com peças de várias partes do mundo, além de um redário, que lembram a todos, que é importante estar presente. Três sinos 3 foram feitos por um percussionista da ópera de Berlim; outras peças são do Brasil, China, Índia, Áustria, e muitos outros países. O jardim é mantido pela Universidade de Vassouras.

O Uaná Etê é um conjunto de jardins pedestres, uma linda aventura,  localizada entre um vale e um monte, em uma espiral ascendente de pisos rústicos de terra e pedra. Para visitar a belíssima área, os visitantes devem agendar uma visita e comprar os ingressos no site da instituição. Aos que desejarem pernoitar, o local oferece sete acomodações confortáveis.

Mais informações: (24) 98878-1550 (whatsapp) / https://uanaete.com/

Reservas EVEN GLAMPING (pernoite): (24) 98878-1552 (whatsapp)

Reservas bistrô: (24) 98878-1551 (whatsapp)

O projeto fica na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no Vale do Café, na Autoestrada RJ 121 (estrada que conecta Miguel Pereira a Vassouras), número 2265.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Uaná Etê une 26 jardins projetados, música e cultura, em Engenheiro Paulo de Frontin
lapa dos mercadores 2024 Projeto Uaná Etê une 26 jardins projetados, música e cultura, em Engenheiro Paulo de Frontin

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui