Fundado em 1995, pelo ator Marcos Frota, para revitalizar as artes circenses, o projeto Unicirco também oferece oportunidades de aprendizado a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Há 14 anos o projeto desenvolve as suas atividades no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, no bairro Imperial de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, com as suas atrações já tendo sido prestigiadas por mais de 2,5 milhões de pessoas.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto a crianças e jovens, o Unicirco foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, por meio da publicação do novo status no Diário Oficial, no dia 11 de dezembro de 2024.
Por bens culturais de natureza imaterial entende-se: práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; além de formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas.
Por causa das festas de final de ano, a temporada de espetáculos gratuitos do Unicirco está em recesso, com previsão de retorno em 11 de janeiro, na Quinta da Boa Vista. Os espetáculos acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 16 horas. Mais informações: @unicircomarcosfrota.
O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade VI conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, do Governo Federal; do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Parques e Jardins.