Projetos de São Januário e Novo Autódromo entram em votação na Câmara do Rio

Lei Complementar 162/2014 e o PLC 142/2023 serão analisados em 2ª discussão pelos vereadores nesta semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Câmara de Vereadores do Rio - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Na última segunda-feira (17), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro anunciou que os Projetos de São Januário e do novo autódromo entram em votação. A Lei Complementar 162/2014 e o PLC 142/2023 estarão em 2ª discussão pelos vereadores nesta semana.

A definição da pauta de votações ocorre semanalmente, de terça a quinta-feira, podendo ser alterada conforme a aprovação de requerimentos para inclusão de novos projetos, adiamentos ou convocação de sessões extraordinárias.

  • Projeto do Novo Autódromo em Guaratiba

Desde 2012, a cidade não possui uma pista para competições de automobilismo. Agora, está próxima de ganhar um novo autódromo em Guaratiba. A proposta, elaborada pelo Poder Executivo, selecionou um trecho próximo à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, para a construção. O projeto ainda inclui intervenções na região, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas.

Advertisement

Presidente do parlamento carioca, o vereador Carlo Caiado (PSD), ressaltou os impactos econômicos que a construção do novo local irá gerar.

“O Rio não pode ficar de fora do universo do automobilismo, que movimenta mais de R$ 1 trilhão no mundo todo por ano. São empregos em uma série de eventos, que incluem Fórmula 1, Stock car, drift, motomobilismo, sem falar da possibilidade de shows e outras atividades culturais. Com o diferencial de este ser um projeto alinhado com as exigências de sustentabilidade ambiental”, comentou o presidente. 

Captura de tela 2024 06 18 113420 Projetos de São Januário e Novo Autódromo entram em votação na Câmara do Rio
Imagem simula projeto de Autódromo em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Reprodução: Câmara do Rio de Janeiro
  • Projeto para reforma de São Januário

Após a realização da terceira e última audiência pública em São Januário, o PLC 142/2023 será votado em 2ª discussão nesta semana. A proposta, de autoria do Poder Executivo, estabelece a Operação Urbana Consorciada – OUC Estádio de São Januário, no Bairro Vasco da Gama. Essa ação envolve um conjunto de intervenções coordenadas pelo Executivo Municipal, em colaboração com o Club de Regatas Vasco da Gama, seus associados permanentes, moradores locais e investidores privados.

Segundo o texto, até 197 mil metros quadrados de potencial construtivo não utilizado no complexo de São Januário poderão ser transferidos para diferentes áreas da cidade, como a Barra da Tijuca e bairros da zona norte da cidade, conforme regras específicas delineadas no projeto.

Parlamentares planejam aprimorar o projeto com emendas, incluindo uma para assegurar recursos destinados à mobilidade das áreas que receberão o potencial construtivo transferido pela operação.

Estádio São Januário
Estádio São Januário. Reprodução: Rafael Ribeiro/Vasco

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projetos de São Januário e Novo Autódromo entram em votação na Câmara do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui