Projetos do RJ sobre saúde mental concorrem a prêmio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Prêmio Espírito Público (PEP) terá neste ano uma votação popular para a escolha do melhor projeto sobre Saúde Mental de Adolescentes. A votação acaba de ser aberta no site do PEP (https://premioespiritopublico.org.br/), e o público poderá escolher entre três finalistas: dois projetos são do Rio de Janeiro e um é do Pará. Os vencedores serão conhecidos na entrega do prêmio, em 24 de julho. A votação vai até o dia 3 de julho.

Os transtornos mentais entre os jovens e adolescentes são uma preocupação crescente na sociedade. Pesquisa nacional do Instituto Cactus mostrou que 31% dos jovens entre 16 e 24 anos já haviam pensado em se ferir ou que até mesmo seria melhor não viver. O dado faz parte da pesquisa que busca monitorar continuamente a situação da saúde mental da sociedade brasileira, o Panorama da Saúde Mental, realizado pela primeira vez em 2023 e que está sendo lançado novamente neste semestre.

Entre outras conclusões, a pesquisa mostrou que 83% dos jovens sentem-se cansados; 68% deprimidos ou sem perspectivas; 70% têm pouco interesse ou prazer em realizar atividades, e 60% relataram brigas com familiares.

Advertisement

Um dos três finalistas do Prêmio Espírito Público para a Saúde Mental dos Adolescentes, a equipe de servidores do projeto Oficina Papo Cabeça trabalha com ações para a prevenção do suicídio e da automutilação em escolas no Pará. O projeto capacita coordenadores escolares a tratar dos temas, com ações preventivas junto aos estudantes do ensino médio.

No Rio, uma das equipes finalistas trabalha com o projeto E agora? Um Rolé Digital, que trata de temas relacionados à proteção de dados pessoais, cyberbullying, golpes digitais e violência nas escolas da rede municipal de ensino. Já outro grupo de servidores trabalha no projeto Rap da Saúde que seleciona e qualifica jovens entre 14 e 24 anos para atuarem como disseminadores de conhecimentos em saúde entre adolescentes, em unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Além da premiação para os projetos em Saúde Mental de Jovens, o PEP ainda conta com as categorias: Saúde, Meio Ambiente e Emergência Climática, Gestão e Planejamento, Gestão de Pessoas, Educação e Desenvolvimento Social. O Prêmio, realizado pela parceria Vamos, tem a missão de reconhecer e prestigiar a atuação de profissionais que trabalham para transformar positivamente o serviço público brasileiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projetos do RJ sobre saúde mental concorrem a prêmio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui