Proprietários de imóveis no Rio deverão atualizar dados cadastrais anualmente pela internet

Contribuintes terão até o último dia útil do mês de junho de cada ano para entregar a declaração online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea de parte do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca - Foto: Reprodução/Internet

A partir deste ano, os cariocas terão a obrigatoriedade de fazer uma atualização de dados para todos os imóveis cadastrados na Prefeitura do Rio sujeitos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Os contribuintes terão até o último dia útil do mês de junho de cada ano para entregar a declaração pela internet.

O Decreto 48.378/2021 também criou um grupo de trabalho para apresentar até o fim de março um projeto detalhado das medidas necessárias, inclusive na área de tecnologia, para a implantação da declaração virtual.

Com a mudança, o Fisco municipal poderá direcionar as cobranças para o titular do direito, atualizar o sujeito passivo dos impostos e o valor do IPTU, e aplicar penalidades aos proprietários inadimplentes pelo não pagamento do imposto. A declaração será obrigatória.

O contribuinte proprietário de mais de uma inscrição imobiliária poderá apresentar as informações sobre todas em uma mesma declaração, que será subdividida de modo a permitir a informação individualizada dos dados para cada inscrição.

Dentre as informações solicitadas no cadastro estarão:

I – número da inscrição imobiliária no cadastro municipal
II – endereço do imóvel
III – nome e CPF/CNPJ do contribuinte, bem como o tipo de seu vínculo jurídico com o imóvel
IV – exercício a que se referem as informações prestadas na declaração
V – área edificada
VI – utilização do imóvel, dentre as seguintes opções:
a) não edificado
b) edificado com uso residencial
c) edificado com uso não residencial
VII – a utilização específica (loja, indústria, escola, clínica, hotel etc.)
VII – tipologia (característica construtiva) do imóvel

O diretor da Sérgio Castro Imóveis, Claudio Castro, destaca a importância dos dados dos imóveis estarem atualizados nos dados da prefeitura.

É muito importante que a prefeitura possa manter dados atualizados sobre os imóveis da cidade, até para poder cobrar o IPTU corretamente”, ele afirmou.

Por outro lado, nas redes sociais, muitos usuários criticaram a novidade. Pessoas com dificuldades para usar tecnologias podem enfrentar problemas para realizar a atualização e até mesmo preencher algum dado errado. Há ainda quem sequer tem fácil acesso a internet. Além disso, algumas pessoas questionaram o impacto dessa nova medida para as favelas, ressaltando que, no futuro, pode ocasionar em multas aos moradores ou, até mesmo, em desapropriações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Proprietários de imóveis no Rio deverão atualizar dados cadastrais anualmente pela internet

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho importante que haja uma atualização cadastral nos imóveis da Cidade, mas é fundamental que esta declaração prestado pelo cidadão não sirva apenas como mais um elemento de estatística para aumentar a arrecadação, ele deverá ser complementado por políticas e ações de planejamento urbano para coibir os verdadeiros crimes urbanísticos que temos em nossa cidade. Aqui temos delitos arquitetônicos e ambientais para todos os gostos: Tem construção em APAC, construção em via pública, puxadinhos dos mais variados (para cima, para BAIXO e para os lados), invasões, violências visuais de toda ordem (fachadas, tapumes, etc.), isso tudo sem falar das posturas municipais que a maioria dos cidadãos nem sabe que existe.
    Espero que Prefeitura utilize esta nova ferramenta para fazer justiça fiscal com os contribuintes que nos últimos anos viram o valor dos tributos sobre a propriedade (IPTU e ITBI) aumentarem de forma exorbitante, enquanto o valor dos imóveis se deteriora a cada dia.
    Precisamos criar atratividade para os imóveis ociosos no Centro da Cidade e resgatar a vocação da região para os negócios e o turismo. Por que não mais moradias no Centro do Rio? Temos aí uma grande oportunidade de pensar grande e diferente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui