Proprietários deram mais desconto na venda de imóveis no Rio em 2022

Segundo o relatório do QuintoAndar, boa parte da demanda por imóveis na capital fluminense se concentrou em bairros da Zona Sul e da Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da orla do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Segundo um Relatório de Compra e Venda da imobiliária digital QuintoAndar os donos de imóveis deram mais desconto na venda de propriedades no Rio em 2022. Além disso, Barra da Tijuca teria sido o bairro mais procurado do Rio de Janeiro para compra e venda de imóveis. . No ano passado, o bairro da Zona Oeste superou a Tijuca na procura por imóveis, deixando a localidade do Centro-Sul na segunda posição, segundo levantamento da empresa, que, segundo especialistas, atua principalmente nos imóveis de pequeno e médio porte.

Segundo o relatório, boa parte da demanda por imóveis na capital fluminense se concentrou em bairros da Zona Sul e da Zona Oeste, esta última com grande quantidade de unidades lançadas nos últimos anos. Copacabana, Recreio e Botafogo fecham a lista dos cinco bairros mais procurados.

Vinicius Oike, economista do QuintoAndar, explica que o mercado imobiliário na capital manteve o aquecimento registrado nos últimos anos, apesar do aumento dos custos do financiamento imobiliário e da desaceleração registrada no fim do ano: “o crescimento econômico no pós-pandemia e a forte recuperação do mercado de trabalho impulsionaram o mercado imobiliário ao longo do ano, a despeito da alta taxa de juros”.

Em 2022, segundo o levantamento, o preço médio do metro quadrado dos imóveis negociados na cidade foi de R$ 5.039 – 9,56% maior do que o registrado em 2021.

Advertisement

Ainda de acordo com a análise, o desconto médio concedido nas transações realizadas no período foi de 4,8% – 0,2 ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Isso significa que os proprietários tiveram que conceder um pouquinho mais de desconto para concretizar a negociação de venda de suas unidades no Rio de Janeiro.

Para Elza Salles, gerente da Sergio Castro Imóveis, uma das mais tradicionais imobiliárias do Rio, com forte atuação no mercado de alto luxo e na venda de hotéis, terrenos e grandes edifícios comerciais, a Zona Sul continua com a maior procura e os maiores preços. ”Uma cidade imprensada entre as montanhas e o mar e com a região mais desejada já muito pré construída acaba gerando preços altos, trazendo expansão para a Zona Oeste. Mas os novos planos urbanísticos para o Centro já começam a mudar esta bússola, com os lançamentos no Porto vendendo como água”, avisa, frisando a expansão do alto padrão em direção a Copacabana: ”estamos vendendo apartamentos na Avenida Atlântica a 6, 7, 9 milhões. mais de 30% a mais do que 2 anos atrás”, explica, lembrando que o alto preço de Ipanema e Leblon e a revitalização do Posto 6 em Copacabana vêm mudando o cenário do luxo.

Veja a lista dos dez bairros mais procurados para compra e venda na cidade:

  1. Barra da Tijuca
  2. Tijuca
  3. Copacabana
  4. Recreio
  5. Botafogo
  6. Ipanema
  7. Jacarepaguá
  8. Freguesia
  9. Méier
  10. Flamengo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Proprietários deram mais desconto na venda de imóveis no Rio em 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui