Você se sente protegido quando navega na web? Tal como o mundo físico, o mundo digital também está cheio de perigos. No entanto, muitos brasileiros continuam a ignorar a sua segurança online e a não reconhecer a importância da cibersegurança.
Neste artigo, vamos olhar para a necessidade de cibersegurança, os seus principais desafios ao nível global, e algumas das melhores soluções para combater o cibercrime.
A necessidade de cibersegurança
A segurança é uma prioridade no mundo físico. É para salvaguardar a segurança dos cidadãos que existem leis, forças policiais, direitos humanos, ou associações de defesa do consumidor.
Atualmente, não existem dúvidas que a necessidade de cibersegurança é tão urgente como a necessidade de segurança física. Em 2020, o custo global do cibercrime já era de $950 bilhões, e os ciberataques só se tornaram mais frequentes desde então.
Contudo, os burlões online não estão apenas à procura de dinheiro: eles também querem aceder aos seus dados privados para pôr em prática esquemas complexos e vender suas informações a terceiros. Seu objetivo? Explorar as fragilidades de cidadãos individuais e empresas para proveito pessoal.
Os maiores desafios de cibersegurança da atualidade
A tecnologia evolui a um ritmo alucinante, mas os cibercriminosos estão sempre na linha da frente. Para acompanhar o desenvolvimento de novos golpes e programas maliciosos, os profissionais da cibersegurança precisam ser extremamente rápidos a encontrar soluções.
Estas são as principais ameaças que eles têm que enfrentar:
Ataques de malware
Malware é um tipo de software malicioso concebido para danificar ou aceder sem permissão a um dispositivo informático. Se você já teve de lidar com um vírus de computador, então já entrou em contato com malware.
Os ataques de malware são maioritariamente disseminados na web, e podem chegar em seus dispositivos por via da instalação ou descarga de um programa duvidoso.
Ataques de phishing
Menos sofisticados que os ataques de malware, os ataques de phishing podem ser realizados por qualquer pessoa, incluindo criminosos que não têm um conhecimento avançado de programação. Trata-se de um conjunto de métodos de engenharia social concebidos para roubar informações privadas de cidadãos na web.
Muitos cibercriminosos, por exemplo, podem enviar-lhe um e-mail fingindo ser uma autoridade oficial para tentar aceder aos seus dados pessoais, informações bancárias, ou senhas de acesso.
Ataques de Ransomware
Ransomware, ou software de resgate, é um gênero de malware que acessa ficheiros nos dispositivos de terceiros e os encripta. Após a encriptação, o cibercriminoso contata o dono dos ficheiros e exige um pagamento em troca da sua des-encriptação.
Um ataque de ransomware é uma espécie de rapto digital: como o verdadeiro dono do dispositivo não pode aceder aos seus próprios ficheiros, ele tem que pagar um resgate ao cibercriminoso para preservar a segurança da sua informação privada.
Ataques DoS
DoS significa Denial of Service (Recusa de Serviço em português) e os ataques DoS são o equivalente de uma bomba atômica no mundo digital. Seu objetivo é inundar dispositivos de terceiros com um grande volume de tráfego para prejudicar ou inviabilizar seu funcionamento.
As melhores soluções para o combate ao cibercrime
Utilize os seguintes métodos para proteger a sua segurança no mundo digital:
Problema: privacidade na web
Solução: VPN
Com uma VPN (Rede Virtual Privada), pode navegar na web sem que ninguém conheça a sua identidade. A privacidade é garantida por uma conexão encriptada entre os seus dispositivos e a web, já que o tráfego é primeiramente encaminhado por servidores VPN.
Problema: partilha segura de arquivos
Solução: Rede Mesh
Ainda poucas pessoas sabem o que é Rede Mesh, mas essa tecnologia revolucionária pode ser extremamente útil para garantir a sua segurança na partilha de arquivos.
Como a Rede Mesh lhe permite conectar vários dispositivos (como o seu computador e o seu celular), ela providencia um canal seguro para a partilha de arquivos digitais—tudo sem intermediários.
Problema: ataques de phishing
Solução: comportamento responsável
Não abra e-mails suspeitos, nunca carregue em ligações desconhecidas, e não responda a nenhuma mensagem não solicitada (mesmo que esta pareça provir de uma fonte segura).
Problema: malware
Solução: bloqueador de malware
O malware está em todo o lado, mesmo em sítios web que parecem confiáveis. Para evitar surpresas, utilize um bloqueador de malware para fechar automaticamente sites falsos, páginas perigosas, e anúncios maliciosos. Alguns pacotes VPN incluem um bloqueador de malware.