Protesto da Roleta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Do Movimento Meu Rio

Protesto da RoletaLogo no primeiro dia de trabalho do ano os cariocas foram surpreendidos com o aumento de 10% da tarifa dos ônibus municipais. Quem foi trabalhar com os R$ 2,50 contados ficou com cara de bobo ao ver que a passagem havia aumentado para R$2,75. O novo valor da tarifa até hoje não foi justificado pela Prefeitura ou pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Cansada de esperar pela liberação de documentos que justificam a nova tarifa, a sociedade se organizou em um abaixo-assinado on-line no site do movimento Meu Rio, que será entregue amanhã no gabinete do Secretário de Transportes Alexandre Sansão, durante um protesto pacífico na porta da SMTR.

A data é simbólica pois a partir do dia 1º de fevereiro a nova tarifa começa a valer também para os cariocas que usam vale transporte. E para lembrar a todos os cariocas, inclusive os que trabalham na SMTR e usam vale-transporte, de que o Secretário ainda deve explicações, os membros do Meu Rio formarão uma parede humana na porta da SMTR, deixando o caminho livre apenas através de uma roleta de ônibus, instalada na calçada pelos organizadores. A ideia é parar  os funcionários da Secretaria e entregar a cada um deles um requerimento de liberação dos documentos que justificam a nova tarifa dos ônibus.

Além da entrega da petição com mais de 3.700 assinaturas, o movimento Meu Rio também vai ensinar os pedestres a fazerem o requerimento formal dos documentos na hora, na própria SMTR, de forma que o assunto ganhe prioridade dentro do órgão e seja resolvido o mais rápido possível. O protesto já conta com dezenas de participantes e tem até página nas redes sociais.

O Meu Rio convida a todos os cariocas que desejam participar da manifestação a enviarem um email para daniela@meurio.org.br.

O protesto está marcado para as 12h00 na SMTR: Rua Dona Mariana, nº48.

Confira os documentos exigidos pelo Meu Rio:

  • Edital de Licitação para o serviço de ônibus
  • Proposta Técnica das empresas participantes
  • Proposta Comercial das empresas participantes
  • Contratos com concessionárias selecionadas
  • Prestação de contas mensal de todas as concessionárias selecionadas
  • Índices da FGV usados para o cálculo da tarifa
  • Balanço Social Anual de todas as concessionárias selecionadas
  • Parecer da Prefeitura atestando a boa qualidade de serviço prestado pelas concessionárias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Protesto da Roleta

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui