No início da manhã desta quinta-feira (27/05), o trânsito e a circulação de transportes públicos na região central do Rio de Janeiro foram afetados devido a uma manifestação contra a violência organizada por moradores do Morro da Providência.
Entre às 06h50 e 07h30, 3 pontos foram utilizados para o ato:
- Trilhos da SuperVia, próximo ao Viaduto 31 de Março, na região da Central do Brasil;
- Trilhos do VLT, em frente ao Centro de Comando e Operações, no Santo Cristo;
- Alça de acesso ao Viaduto 31 de Março, no sentido Túnel Santa Bárbara.
Às 06h55, vale ressaltar, nenhum trem conseguia sair da Central do Brasil nem chegar ao referido terminal. Todos os 5 ramais da SuperVia foram afetados pelo protesto. No mesmo horário, as linhas 1 e 2 do VLT tinha restrições na circulação e não chegavam ao Santo Cristo.
Às 07h05, passageiros de 2 trens parados na linha férrea a caminho da Central optaram por descer dos vagões e seguir a pé até a plataforma. Já às 07h15, os manifestantes que ocupavam os trilhos da SuperVia já haviam sido retirados, e os trens, então, começaram a se deslocar rumo à Central.
Às 07h20, o ato no VLT foi interrompido. Às 07h25, o grupo que estava nos trilhos da SuperVia foi até o Viaduto 31 de Março e fechou a alça de subida do mesmo, formando um engarrafamento na Zona Portuária da cidade. Às 07h30, no entanto, todos os atos foram desmobilizados e a operação nos trens começou a ser retomada.
Segundo informações do portal ”G1”, o protesto foi realizado devido à morte de um traficante por um policial depois de já ter sido rendido e, também, por supostos abusos cometidos tantos por criminosos quanto por agentes.
Bando de marginais,mulheres a toa que levam bebezinho em troca de um café, tudo marmita de traficantes…a polícia deveria baixar o cacetete
Vou tentar acreditar que os moradores foram “obrigados” a fazer estes “protesto!
Isso também é parte da desordem urbana. O protesto poderia ser conduzido sem causar transtorno pra ninguém!!
Eles recebem ordens dos traficantes para fazer isto.
Mas também são apoiados pelos partidos de esquerda.
A primeira imagem com a mesinha servindo pão com mortadela pros cracudos participarem da manifestação. Nada contra quem ajuda o próximo, mas condicionar uma doação de comida pra dar volume a sua posição política é deprimente.