Próxima edição do Rolé Carioca, totalmente virtual, será na “Pequena África”

A escolha do local é uma homenagem ao mês da Consciência Negra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto Rolé Carioca vai mergulhar na Pequena África, símbolo de resistência da cultura negra no dia 08/11. Guiado pelos professores e historiadores William Martins e Roberta Baltar, a programação será 100% virtual com imagens feitas por drones, mapas digitais e imagens de arquivo que possibilita a sensação de imersão no local. Serão adicionadas as imagens da cidade alguns personagens, acontecimentos históricos e curiosidades abordando a relação entre as pessoas e o espaço urbano ao longo dos anos.

Baseado na história e legado dos negros na cidade do Rio, o roteiro inclui passagem por pontos a Pedra do Sal, antigo mercado de pessoas escravizadas, que virou ponto de encontro para grandes sambistas como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres. Também serão visitados virtualmente o Largo São Francisco da Prainha, o Cais do Valongo (reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco) e a Casa da Tia Ciata – figura importante do candomblé, das rodas de samba e da cultura negra no Rio de Janeiro.

O Morro da Conceição, o Cemitério dos Pretos novos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito completam o roteiro, que valoriza a identidade e legado dos africanos escravizados e seus descendentes.

A expressão “Pequena África” foi cunhada pelo escritor Roberto Moura, baseada na afirmação do compositor Heitor dos Prazeres de que “a Praça Onze era uma África em miniatura”. A região abarca os atuais bairros da Saúde, Estácio, Santo Cristo, Gamboa e Cidade Nova até a Praça Onze.

O passeio é gratuito e poderá ser acessado pelos perfis do projeto no Facebook e Instagram. O link de acesso ao Zoom será liberado 10 minutos antes do início do evento, não é necessário fazer inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas no site do Rolé Carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Próxima edição do Rolé Carioca, totalmente virtual, será na "Pequena África"
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui