Nem o petista André Ceciliano, nem o NOVO Chico Bulhões, o PSL terá candidato próprio para presidente da ALERJ: Márcio Gualberto. A informação foi dada pela deputada estadual eleita, vejam só, de São Paulo, Janaína Pachoal.
Janaina diz que Gualberto é ligado aos movimentos pró-vida, contra o aborto e por isso espera o apoio do governador Witzel:
Eu havia recebido a informação de que o Governador do Rio de Janeiro apoiaria o candidato petista. Confesso que não acreditei. Com a candidatura de um Deputado do PSL, fortemente alinhado com o Movimento Pró-Vida, creio que também o Governador Witzel tenha uma alternativa.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 23 de janeiro de 2019
Com 42 anos, foi eleito com 17.070 votos, tendo gasto parcos R$ 3.288,98, configurando a melhor relação entre número de votos e gastos de campanha, com 14 centavos por eleitor do Brasil. Ele foi inspetor da Polícia Civil por 17 anos e é a primeira vez que se elege para um cargo. Ele é ligado ao movimento católico de direita, Centro Dom Bosco.
Além de ser contra o aborto, o candidato a chefe do Legislativo do Rio de Janeiro diz ser contra a ideologia de gênero, o marxismo cultural e todas essas ideologias esquerdopatas.
As chances são pequenas, precisaria conquistar os votos dos deputados veteranos, que caminham com Ceciliano. Dificilmente, quase impossível, alguém com seu perfil conseguiria ter o apoio do PSol, ou até mesmo do NOVO. Mas sua candidatura deixa o governador Wilson Witzel em uma sinuca de bico, já que não quer se indispor nem com o atual presidente da ALERJ, e maioria dos deputados, nem com a maior bancada da Assembleia, e ao partido ao qual se colou para ser eleito governador. Não é fácil, não.
ele foi eleito com 28 mil votos