Levantamento elaborado pela revista britânica ”Times Higher Education (THE)”, divulgado nesta quarta-feira (09/10), aponta a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) como a melhor instituição privada de ensino superior do Brasil. Para chegar ao ranking, a ”THE” leva em consideração cinco fatores:
- Ambiente de Pesquisa (volume, renda e reputação);
- Ensino (ambiente de aprendizagem);
- Indústria (renda e patentes);
- Qualidade da Pesquisa (impacto das citações, força da pesquisa, excelência em pesquisa e influência da pesquisa);
- Visão Internacional (corpo docente, estudantes e pesquisa).
Além da unidade no RJ, completam o ”pódio” das melhores universidades particulares brasileiras as Pontifícias Universidades Católicas do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e do Paraná (PUC-PR).
”Esse resultado reflete o constante investimento da PUC-Rio na produção de conhecimento e nas parcerias que fortalecem a rede científica da qual fazemos parte”, afirmou o padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da universidade.
Ranking geral
Em relação ao ranking geral, isto é, englobando universidades privadas e públicas, o Rio de Janeiro é representado no top-5 brasileiro da ”THE”, além da PUC, em 4º lugar, pela UFRJ, na 3ª colocação. Veja:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Qual o motivo dessa chamada? Que está enfatizando a PUC, que eu admiro, sendo que as 3 melhores universidades do país são públicas.
Ainda bem que eu li a matéria inteira e fico muito feliz com a UFRJ. Pois, meu marido se formou em Economia e meu filho fez questão de estudar na excelente Instituição Pública que é a UFRJ.