A PUC-Rio e a Stanford University anunciaram nesta sexta-feira (28) a assinatura de um memorando de intenções (MoU) que prevê intercâmbio de estudantes de mestrado e doutorado, com foco em pesquisas voltadas à sustentabilidade e impacto social. O acordo foi revelado durante almoço no campus da universidade carioca, com a presença do reitor padre Anderson Pedroso, do professor José Marcus de Oliveira Godoy, responsável interino pelo Centro Técnico Científico (CTC), e do decano da School of Sustainability de Stanford, professor Arun Majumdar.
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para anunciar nosso interesse em estabelecer uma parceria de longa duração com Stanford, uma aliança para avançar na agenda de sustentabilidade e transformação. Como próximo passo, iremos assinar o memorando de intenções para explorarmos juntos pesquisas acadêmicas com impacto social”, afirmou o reitor Anderson Pedroso.
A visita marcou a primeira passagem oficial de Arun Majumdar pelo Brasil, e destacou a disposição de Stanford em colaborar com instituições brasileiras para fomentar soluções aos desafios climáticos. O decano também sugeriu a criação de uma Olimpíada de Sustentabilidade, unindo estudantes de todo o mundo engajados na área.
“Vemos nossos alunos com tanta energia, criando projetos e soluções para os desafios climáticos, e acredito que aqui na PUC-Rio também deve ser assim. Mas uns não sabem dos outros, e esta seria uma forma de conectar todos que estão se engajando nessa área”, sugeriu Arun Majumdar.