PUC-Rio une forças com Fiocruz, Global Health e Oxford contra doenças infecciosas

Laboratório do CTC/PUC-Rio integrará consórcio internacional para análise de dados epidemiológicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), firmou uma importante parceria com o International Severe Acute Respiratory and Emerging Infection Consortium (ISARIC). O consórcio, formado por mais de 60 redes de pesquisa em 60 países e sediado na Universidade de Oxford, tem como objetivo o combate a doenças infecciosas emergentes.

A colaboração, que também envolve a Fiocruz e a Global.health, visa desenvolver ferramentas para análise de dados clínicos e epidemiológicos, permitindo uma resposta rápida e eficaz a surtos e pandemias. O projeto conta com financiamento de instituições como a Bill and Melinda Gates Foundation e o governo britânico.

“O ISARIC 3.0 é um projeto com foco em ações para aumento de capacidade analítica e de pesquisa para o enfrentamento de novas epidemias”, explica o professor Silvio Hamacher, coordenador do NOIS.

O NOIS será responsável por propor modelos analíticos para a plataforma web do ISARIC e dar suporte aos estudos em andamento. No Brasil, o foco será a análise de casos de dengue, com o objetivo de identificar fatores de risco para pacientes graves.

Nosso trabalho envolve análise dos casos de dengue relatados no SUS em todo o país“, complementam os professores Leonardo Bastos e Igor Peres, coordenadores do projeto no NOIS.

A iniciativa integrará dados epidemiológicos e clínicos para aprimorar a investigação e os resultados em saúde em escala global. O projeto também promoverá a transparência e a participação do público, com acesso a sites e ferramentas relacionadas ao tema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PUC-Rio une forças com Fiocruz, Global Health e Oxford contra doenças infecciosas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui