A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE Uniapac BRASIL), a ADCE Jovem Rio e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) realizaram, nesta segunda-feira (30), no Auditório Anchieta, localizado no Pilotis do Ed. Cardeal Leme da PUC-RJ, o Seminário Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios do Rio de Janeiro. O evento contou com o apoio do TI Rio, reunindo referências no assunto.
Após o debate sobre a importância e o fortalecimento da segurança jurídica no Rio, no primeiro painel os especialistas abordaram a atuação das plataformas regulatórias para mercados específicos, especialmente os que dizem respeito à reativação da Bolsa de Valores carioca.
No segundo bloco, os participantes discutiram sobre as perspectivas, proteção e otimização dos negócios no ecossistema carioca, principalmente os relacionados às áreas de governança do Novo Código Civil e de Segurança. Sobre esta, na avaliação dos convidados, o Brasil precisa firmar um pacto federativo, com a participação das administrações municipal e estadual do Rio, para promover ações eficientes de combate à criminalidade e, por tabela fortalecer o ambiente de negócios carioca.
No encontro, os especialistas discutiram ainda sobre uma possível ativação do Bolsa do Rio no prédio da Praça XV, medida que classificaram como improvável.
Participaram do evento: Alberto Gallo e Elmair Neto, presidente e vice-presidente da ADCE Rio, respectivamente; Caitlin Mulholland, diretora do Departamento de Direito da PUC-Rio; Matheus Campelo, presidente ADCE Jovem Rio; Claudio Pracowinick, CEO da Americas Trading Group (ATG), que trará a Bolsa de Valores de volta ao Rio de Janeiro; Raphael Nigri, sócio-diretor da Construtora e Incorporadora Nigri; Douglas Estevam, conselheiro do CREA-RJ. Ana Luiza Nevares professora da graduação e da Pós-Graduação Stricto sensu em Direito da PUC-Rio; Gilberto Almeida, professor de Direito da Informática e da Internet na PUC-Rio; Raphael Marcelino, sócio em Figueiredo & Velloso Advogados; Natália Dupin – do Moura Tavares Advogados; e Alberto Blois, presidente do TI Rio.