A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes e da MOBI-Rio, lançou nesta segunda-feira (03/04), um sistema para informar aos passageiros do BRT sobre as linhas que passam em cada estação e a previsão de chegada dos ônibus na plataforma. Basta o usuário apontar a câmera do celular para as placas com QR Code que foram implantadas nas estações e terminais, selecionar o sentido e a linha desejada para ter acesso ao mapa com todos os ônibus do serviço escolhido, itinerário e a estimativa de tempo em que o veículo mais próximo vai chegar.
A novidade está presente em todas as estações atendidas pelos novos ônibus do BRT nos corredores Transolímpica, Transcarioca e no Lote Zero (trecho da Transoeste entre o Terminal Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada). Além do QR Code, os usuários do BRT podem acessar as mesmas informações por meio do site mobilidade.rio. Basta digitar o nome da estação para ter acesso aos serviços. Será permitido ainda que o usuário avalie se a informação foi útil e escreva comentários.
Como o serviço acaba de ser lançado, este primeiro momento será uma fase assistida, de testes. É fundamental que os passageiros tentem usar o sistema e reportem qualquer problema para que a equipe técnica faça os ajustes necessários.
Das 125 estações do sistema BRT, 107 já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.