Quadrilátero Cultural da Cinelândia promoverá o turismo e as manifestações artísticas da região

A iniciativa, sancionada na quarta-feira (25/05), prevê ações como investimentos em segurança, ordenamento, eventos culturais de rua e integração entre os prédios históricos da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Quadrilátero Cultural da Cinelândia, sancionado pelo Poder Executivo, na última quarta-feira (25/05), promoverá a integração entre prédios históricos como Theatro Municipal, Cine Odeon, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal e o Palácio Pedro Ernesto, que completa 100 anos no mês de julho. A região receberá incentivos para a realização de eventos de rua, preservação da história, garantia de melhorias na segurança, ordenamento e sinalização.

Um dos autores da lei, o Presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), destaca que um dos objetivos é somar esforços na revitalização do Centro do Rio, potencializando as vocações já existentes. “Com isso queremos incentivar a visitação e manifestações artísticas de rua, bem como a publicidade, patrocínios, convênios e editais de fomento para que manifestações artísticas e culturais possam ocorrer na Praça Floriano”, explica.

A norma determina que os estabelecimentos e equipamentos instalados no Quadrilátero Cultural da Cinelândia poderão utilizar esta denominação como referência, bem como a implementação de sinalização que esclareça o papel do espaço como Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), pela sua relevância histórica para o processo de construção da identidade cultural do Rio de Janeiro.

O Quadrilátero Cultural da Cinelândia será incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro, podendo os Poderes Públicos Municipais celebrar parcerias com o setor privado e com outros entes da Federação para fomentar as atividades na região.

Advertisement

Confira o Mapa do Quadrilátero Cultural:

large ANEXO UNICO.jpg Quadrilátero Cultural da Cinelândia promoverá o turismo e as manifestações artísticas da região
Foto: Câmara do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quadrilátero Cultural da Cinelândia promoverá o turismo e as manifestações artísticas da região
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui