Nesta sexta-feira (04/08), a Prefeitura e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro lançam o Quadrilátero Cultural da Cinelândia, na região central da capital fluminense.
O evento, que contará com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD), acontece às 17h30 e integra as comemorações pelos 100 anos do Palácio Pedro Ernesto.
Instituído pela Lei 7.895/2023, o Quadrilátero Cultural da Cinelândia é uma iniciativa com o objetivo principal de potencializar a revitalização desta área específica da cidade, por meio de parcerias entre as instituições situadas em prédios históricos, como o Theatro Municipal, o Cine Odeon, a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal.
Um dos autores da lei, Caiado destaca que é preciso estimular vocações já existentes na região. ”Com isso, queremos incentivar a visitação e manifestações artísticas de rua, bem como a publicidade, patrocínios, convênios e editais de fomento para que manifestações artísticas e culturais possam ocorrer na Praça Floriano. A ótima recepção do público que conferiu a programação de atrações musicais que trouxemos para comemorar os 100 anos do Palácio Pedro Ernesto demonstra que estamos no caminho certo”, diz.
A norma determina que os estabelecimentos e equipamentos instalados no Quadrilátero Cultural da Cinelândia poderão utilizar esta denominação como referência, bem como a implementação de sinalização que esclareça o papel do espaço como Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), pela sua relevância histórica para o processo de construção da identidade cultural do Rio.
O Quadrilátero Cultural da Cinelândia será incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro, podendo os Poderes Públicos Municipais celebrar parcerias com o setor privado e com outros entes da Federação para fomentar as atividades na região.
Além de Caiado, assinam a lei os parlamentares Alexandre Beça (PSD), Cesar Maia (PSDB), Celso Costa (Republicanos), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Dr. Gilberto (Solidariedade), Dr. Rogerio Amorim (PTB), Edson Santos (PT), Eliseu Kessler (PSD), Felipe Michel (PP), Inaldo Silva (Republicanos), Jorge Felippe (União Brasil), Luciano Medeiros (PSD), Marcelo Arar (PTB), Marcelo Diniz (Solidariedade), Marcio Santos (PTB), Marcos Braz (PL), Matheus Gabriel (PSD), Pedro Duarte (Novo), Prof. Célio Lupparelli (PSD), Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), Rocal (PSD), Rosa Fernandes (PSC), Tânia Bastos (Republicanos), Teresa Bergher (Cidadania), Ulisses Marins (Republicanos), Vera Lins (PP), Veronica Costa (PL), Vitor Hugo (MDB), Wellington Dias (PDT), Willian Coelho (DC) e Zico (Republicanos).
Limpeza, higienização de bancos, pode de árvores e retirada de população de rua ninguém fala? Vai de certo sim…