Quadrinhos e RPG que imaginam uma realidade distópica do Rio de Janeiro serão lançados neste sábado

Lançamento será a partir das 9h na Biblioteca Marques Rebelo, na Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Universo Gambiarra, projeto que imagina uma versão futurista e cyberpunk do Rio de Janeiro, lança no próximo sábado dia 29 de junho, a partir das 9h, na Biblioteca Marques Rebelo, na Tijuca, novas HQs, contos e uma versão digital do livro de jogo rápido do RPG do universo. A proposta que imagina uma versão distópica da cidade também conta com um média-metragem que fez sucesso no Youtube, além de outros quadrinhos e contos online.

Programação

No dia, além de sorteio de quadrinhos, uma mesa teste do jogo de RPG, haverá uma mesa redonda mediada pelo roteirista Ulisses Mattos, com participação de um dos autores do projeto, Gustavo Colombo (co-criador do Universo Gambiarra junto com Erik Hewitt), Marcela Baptista, produtora do Universo Gambiarra, Rapha Pinheiro, editor dos quadrinhos lançados e Calvin Semião, editor do livro de RPG. No evento também será exibido o média-metragem “Gambiarra: O HD de Espadas” e serão mostradas imagens do novo longa-metragem do projeto “Gambiarra: Uga Uga Show”, filme em pós-produção e que conta com o influenciador Diogo Defante como protagonista, além de grande elenco.

Advertisement

As obras

No dia serão lançadas 3 histórias em quadrinhos da série “Gambiarra: Botecos&Esquemas” que formam o arco “O Dilema da Coxinha”. Nesse história acompanhamos os trambiqueiros Yan e Flaneur, um hacker e um malandro, tentando se livrar de um esquema antigo envolvendo criptomoedas e entregas delivery de uma rede de supermercados. Os quadrinhos foram produzidos em parceria com a editora Guará e a versão on-line já está disponível na plataforma Funktoon.

Os três contos aprofundam histórias paralelas de personagens, grupos ou gangues que cruzam as narrativas dos dois trambiqueiros ao longo das 3 HQs. Os contos estão apenas nas versões impressas da HQ, mas em breve estarão disponíveis no Instagram do Universo Gambiarra.

O livro de jogo rápido (uma versão resumida para teste com apenas parte do universo) do RPG contém um manual de regras usando o sistema Year Zero e a explicação de parte do universo narrativo de Gambiarra (algumas gangues, personalidades e bairros desse Rio de Janeiro cyberpunk). Tanto o livro de jogo rápido, como o livro completo estão sendo produzidos em parceria com a editora Tria.

Cyberpunk e o Universo Gambiarra

Consolidado na década de 80, o gênero cyberpunk é muito utilizado para descrever o lado niilista da sociedade em que vivemos, trazendo representações ficcionais baseadas em extrapolações do presente em futuros distópicos, mostrando sociedades com alta tecnologia, mas baixa qualidade de vida, com desigualdade social, gangues, violência e privatização da vida pública, dando força às grandes corporações.

“A definição do cyberpunk é praticamente uma descrição de cidades de terceiro mundo, como Rio e São Paulo, só adicionamos algumas características locais bem terceiro mundistas e outros elementos como a ligação da tecnologia com as religiões, já que no desespero para escapar dessa realidade distópica, as pessoas acabam fugindo para respostas em outros mundos, espirituais ou virtuais, que às vezes acabam se fundindo em algum momento”.

No universo de Gambiarra, há gangues de surfistas de trem, guerras religiosas entre os cybercrentes e a Mão de Deus, diversas máfias e milícias, corporações policiais compradas, mega empresas inescrupulosas que privatizam áreas públicas, além de hackers, golpistas, malandros e traquitaneiros (como o famoso McGyver do Irajá). Mas este é apenas o cenário (ou parte dele) onde se passam diferentes histórias – e em diferentes plataformas, já que trata-se de um projeto transmídia. Boa parte do universo de Gambiarra pode ser acompanhado no Instagram: bit.ly/gambiarra-insta

Financiamento

Os quadrinhos e os contos foram contemplados no edital 2022 do FOCA, programa de fomento direto da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o RPG foi financiado através da Lei Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, assim como o média-metragem. O longa-metragem que está em pós-produção recebeu investimento da RioFilme.

Serviço:
Evento Gratuito
Lançamento – Sábado (29/06) – de 9h às 13h
Biblioteca Municipal Marques Rebelo – Rua Guapeni, 61 – Tijuca
(Próximo à estação de metrô Saenz Peña)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quadrinhos e RPG que imaginam uma realidade distópica do Rio de Janeiro serão lançados neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Quadrinhos e RPG que imaginam uma realidade distópica do Rio de Janeiro serão lançados neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui