Quaest mostra vitória de Zito no Primeiro Turno em Duque de Caxias

Zito tem mais que a soma de seus adversários Netinho Ries, Celso do Alba e Wesley Teixeira, mas situação é de oscilação negativa para ele e positiva para Reis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pouco ajudou o candidato do Clã Reis em Duque de Caxias, de acordo com a segunda pesquisa Quaest sobre a intenção de votos para prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o ex-prefeito da cita José Camilo Zito (PV) continua liderando com 37%, o que garantiria uma vitória no 2º turno, já que a soma de seus adversários dá 36%, no cenário com 4 candidatos, quando tem apenas 3 fica 38% a 34%.

No cenário que inclui Wesley Teixeira (PSB), ele tem 2%, enquanto o Netinho Reis (MDB), apoiado por Washington Reis e os Bolsonaro, fica com 26% e Celso do Alba (União Brasil) chega a 8%. Quando o questionário considera apenas os três candidatos avaliados na pesquisa divulgada em 20 de junho, sem incluir Teixeira, o ex-prefeito Zito alcança 38% das intenções de voto. Netinho e Celso do Alba mantêm suas posições com 26% e 8%, respectivamente.

Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, houve apenas oscilações, Zito saiu de 40% e foi para 38% e Netinho de 23% para 26%. Celso do Alba manteve os 8%. Os indecisos são 7% (eram 6%), enquanto 21% (eram 23%) declaram o desejo de votar nulo, em branco ou de não participar do pleito.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, o percentual de indecisos dispara para 77%, indicando uma disputa ainda aberta. Nesta modalidade de levantamento, aparecem Zito com 9% e Netinho Reis com 6%, além de Celso do Alba e de Vereador Serginho (MDB) com 1%.

Segundo a pesquisa da Quaest, quando a parceria com Lula e Bolsonaro é apresentada aos eleitores, Zito registra 36% das intenções de voto, perdendo dois pontos percentuais. Netinho, por outro lado, aumenta de 26% para 32%, enquanto Celso do Alba permanece com 8%. 28% disseram que votariam em quem Bolsonaro indicar, mesmo sem conhecer o candidato. Enquanto 68% responderam que não votariam. Já Lula seria seguido incondicionalmente por 25%, outros 72% não aceitariam a indicação do petista — oscilação de 1 ponto percentual sobre a pesquisa de junho.

Segundo Turno em Caxias

A Quaest simulou três cenários para um eventual segundo turno. Se a disputa fosse entre Zito e Netinho, o ex-prefeito venceria o emedebista por 43% a 34%. No entanto, a diferença diminuiu em relação à pesquisa anterior, onde o placar era de 50% a 28%.

Se os finalistas fossem Zito e Celso do Alba, o candidato do Partido Verde também sairia vencedor, por 49% a 23%. Na primeira amostragem, as intenções estavam em 55% contra 20%.

No cenário de segundo turno entre Netinho e Celso do Alba, Netinho venceria com 44% a 20%, mostrando uma vantagem em relação a junho, quando a vitória contra o ex-aliado seria de 36% a 20%.

Governo de Wilson Reis

Apesar de uma ligeira melhora, a avaliação do governo do prefeito Wilson Reis (MDB) continua desaprovada pela maioria dos moradores de Duque de Caxias. Para 29% dos entrevistados, a gestão é negativa, uma queda em relação aos 35% da pesquisa anterior. Para 31%, a administração é regular, uma leve variação em relação aos 32% anteriores. Apenas 17% consideram a gestão positiva, uma oscilação de um ponto percentual. Os 23% restantes disseram não saber ou preferiram não responder.

A segurança pública permanece como a maior reclamação dos moradores. Um total de 74% afirmaram que a segurança piorou sob o governo de Wilson Reis, um aumento em relação aos 70% da pesquisa anterior. Apenas 16% notaram alguma melhora.

Em contraste, o asfaltamento ganhou destaque positivo, com 63% dos entrevistados acreditando que houve melhorias nesta gestão, comparado aos 53% da pesquisa anterior. A limpeza pública também foi vista como uma área de evolução, subindo de 53% para 57%.

A Quaest entrevistou 702 eleitores face a face, entre os dias 20 e 23 de julho, por meio de questionários estruturados. A pesquisa foi encomendada pela Rádio Tupi e registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ 03281/2024, no dia 19 de julho de 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quaest mostra vitória de Zito no Primeiro Turno em Duque de Caxias

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui