Quais os direitos do consumidor nas compras online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

comercio-eletronico

O e-commerce tem crescido no país, segundo informações apresentadas na última pesquisa realizada pelo E-bit/Buscapé Company (com dados sobre o setor no 1º semestre de 2015), o varejo off-line (tradicional) cresceu 4,2% comparado com o mesmo período do ano anterior (1º sem/2014); já o comércio eletrônico cresceu 16%.

Os setores que apresentam maior volume de pedidos são: moda e acessórios com 15%; eletrodomésticos com 13% e telefonia/celulares com 11% das compras online.

Com essa nova configuração do mercado, é natural que nós consumidores tenhamos dúvidas em relação aos nossos direitos. Seguem alguns pontos que devem ser observados na hora da compra.

Onde comprar: é importante pesquisar bem o fornecedor. É preciso saber a sua reputação online; verificar se no site tem o contato físico (telefone e/ou endereço) do vendedor; e se mantém um canal de comunicação eficiente para reclamações e dúvidas.

Compra segura: é importante verificar as medidas que o site utiliza para garantir a privacidade e a segurança dos consumidores.

Fique atento! Não forneça dados pessoais desnecessários para finalização da compra.

Verifique a “política de compra” do site: o procedimento para reclamação, devolução do produto, prazo de entrega, despesas com frete e cobranças adicionais.

No site não tem todas as informações necessárias? Você ainda tem dúvidas sobre a compra? Entre em contato com o vendedor.

O produto entregue não é como informado no site: Neste caso o consumidor tem o prazo de sete dias, contados do recebimento da mercadoria, para devolvê-la e requerer a devolução da quantia paga. Em “juridiquês” é o chamado direito de arrependimento.

Finalizou a compra: guarde todos os dados (nome do site, itens comprados, valor e forma de pagamento, número do pedido, etc.). Guarde os e-mails recebidos e trocados com o vendedor eles serão a sua garantia para solução de eventuais problemas.

Comprar online não é nenhum “bicho de sete cabeças”, assim como no varejo tradicional é preciso cuidado. Boas compras!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quais os direitos do consumidor nas compras online

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui