A onda de frio que tem atingido o Rio de Janeiro nos últimos dias tem mudado a paisagem da cidade e feito os cariocas tirarem os agasalhos do armário. Só na madrugada desta terça-feira (14/06), a temperatura mínima registrada na capital fluminense foi de 15,7,3°C às 02h30min na estação Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.
Para quem acha que a friaca das semanas mais recentes, que chegaram até 11ºC no fim de maio, tem batido o recorde de frio na cidade, está muito enganado. Segundo levantamento do Escritório de Dados da Prefeitura, o Rio registrou temperaturas iguais ou inferiores a esta 273 vezes. Só no mês de maio foram 7 ocorrências.
Números do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que arquiva dados meteorológicos do Rio de Janeiro desde 2000, apontam que o município carioca já teve climas mais gelados.
De acordo com o INMET, o dia mais frio já registrado pelos termômetros da cidade foi 9 de julho de 2011 com 8,3ºC. Já o dia mais quente chegou a 41,9°C em 16 de outubro de 2015.
Confira o histórico, com informações compiladas pelo Escritório de Dados da Prefeitura, com as 50 maiores e menores temperaturas registradas no período de 2004 a 2022 no Rio.
O que chama atenção para o carioca é que o frio chegou mais cedo. Em 2022, as temperaturas começaram a cair bruscamente já no mês de maio, algo que é mais comum em meados de junho e julho.
O gráfico abaixo compara o histórico do frio dos últimos 5 anos e mostra que a queda de temperatura, de fato, o frio se antecipou este ano.
Os dados do Inmet também mostram que metade das temperaturas registradas nos termômetros foram entre 20,8 e 25,7°C, e apesar do calorão que faz no verão, em apenas 5.4% das vezes os registros foram iguais ou maiores de 30ºC.