Qual o significado das bandeiras dos bombeiros nas praias do Rio?

Existem seis bandeiras com cores diferentes e o DIÁRIO DO RIO montou um guia completo explicando a função de cada uma. Confira

Foto: Redes Sociais/Corpo dos Bombeiros RJ

O Rio de Janeiro é conhecido por suas praias exuberantes, famosas e que atraem muitos visitantes, principalmente, durante o verão. No litoral carioca é possível conhecer e se banhar nas águas abençoadas da cidade. Além do visual marcante existe uma coisa que todo turista, ou visitando, viu pelo menos uma vez na vida nas areias fluminense e são: as bandeias dos bombeiros. Mas, você sabe o que significa cada uma delas?

O DIÁRIO DO RIO montou um guia completo para explicar a função de cada bandeira. Confira!

Ao todo, existem seis bandeiras com cores e significados distintos, sendo elas: verde, amarela, vermelha, preta, duplo-vermelha e lilás. As bandeiras servem para sinalização se uma área é protegida por Guarda-Vidas. Elas ficam dispostas numa área de 300 metros, 150 metros para cada lado do Posto Guarda-Vidas. E são usados para indiciar mudanças no mar, no tempo ou alertas.

Foto: divulgação

Bandeira verde

A bandeira verde significa que naquele ponto as condições para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo. Ou seja, as águas estão calmas e não geram preocupações para banhistas e navegadores.

Bandeira amarela

A bandeira amarela indica que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes. Cuidado deve ser redobrado para quem decidir tomar um banho de mar mesmo com a indicação.

Bandeira vermelha

A vermelha aponta que o local não é adequado para banho e, portanto, oferece alto risco de afogamentos. Por isso, não entre no mar ao avistar essa sinalização na praia.

Bandeira preta

Uma das bandeiras que as pessoas mais precisam atentar-se é a de cor preta. Ela indica que naquela área não há um Posto de Guarda-Vidas, portanto, não possui um profissional destacado, e é um local não indicado para o banho.

Bandeira duplo vermelha

Esse tipo de bandeira, são duas vermelhas em um mastro só, ilustra uma situação extrema em que a praia está totalmente interditada devido a fatores de segurança como chuva forte, ressaca, raios, entre outras situações. Quando essa bandeira é colocada, todas as outras são retiradas para garantir a segurança de todos, ou seja, a praia não pode ser usada.

Bandeira lilás

A bandeira de cor lilás indica a presença de animais marinhos na água. Quando a bandeira é posta significa que os animais na região podem ser nocivos à saúde do ser humano.


Mais informações

Placas de Metal

O Corpo de Bombeiros ainda conta com um recurso adicional para conscientizar as pessoas sobre os riscos de afogamento, que é a placa de metal. Geralmente, elas são fixadas nos locais onde o comportamento das águas é considerado crítico e o banhista não deve entrar no mar, em hipótese alguma, naquele ponto.

Outras bandeiras

Além das bandeiras das cores apresentadas, o Corpo de Bombeiros ainda utiliza, ao longo da orla, sinalizações para indicar quais locais são mais apropriados ou não para banho. Geralmente, são bandeiras triangulares na cor verde ou vermelha, sendo que a primeira indica se tratar de uma região na qual o mar está tranquilo, enquanto a segunda indica a presença de correntes de retorno.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui