Quanto custa pular de asa-delta no Rio?

Atualmente, os voos têm partida do topo da Pedra Bonita, em São Conrado, localizada a 517 metros acima do nível do mar, atraindo centenas de cariocas e turistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro, com sua geografia impressionante, oferece oportunidades únicas para os visitantes explorarem além dos roteiros tradicionais. Uma das experiências mais emocionantes voo de asa-delta, considerado um dos mais bonitos do mundo. O primeiro voo no município rolou em 1974, pelas mãos do ousado francês Stephan Dunoyer de Segonzac. Acompanhando o boom global da asa delta, ele queria mostrar aos brasileiros o potencial do esporte e, ao mundo, as belezas daqui. Então decolou do Corcovado, sobrevoou a Zona Sul e pousou no Jockey Clube da Gávea.

img 8313 1 Quanto custa pular de asa-delta no Rio?
Voo livre em São Conrado na década de 1970. 

Atualmente, os voos têm partida do topo da Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Localizada a 517 metros acima do nível do mar, a rampa da Pedra Bonita está inserida na área do Parque Nacional da Tijuca. O acesso é feito pela Estrada das Canoas, aproximadamente 7 km da Praia do Pepino, onde ocorre o pouso. A subida até a rampa é facilitada por uma estrada calçada, acessível a qualquer carro em boas condições. Na área, há lanchonetes, banheiros para visitantes e pilotos, proporcionando conforto e conveniência.

Existem duas rampas de decolagem: uma para asa-delta, com estrutura em metal e madeira, e outra em grama sintética e madeira, destinada às decolagens de parapentes. As rampas permitem decolagens do quadrante de vento SW até NE, proporcionando condições ideais para voos com aproveitamento de lift e térmicas.

img 8310 1 Quanto custa pular de asa-delta no Rio?
Rampa da Pedra Bonita – Foto: Reprodução

Ambas as rampas são controladas por fiscais, responsáveis por verificar a documentação e autorização do piloto, além de supervisionar os procedimentos de segurança prévios à decolagem. Uma estação meteorológica na rampa e câmeras de vídeo também auxiliam na garantia das condições ideais para os voos.

Advertisement

O pouso oficial ocorre na Praia do Pepino, em área gramada próxima à sede do clube, ou na extensão da faixa de areia do canto direito da praia. Os passeios de asa-delta estão sendo comercializados a R$ 800 por pessoa, com duração média de 5 a 20 minutos. Não é necessária nenhuma experiência prévia para realizar o voo duplo de asa-delta, sendo a única exigência da Associação Brasileira de Voo Livre o limite de peso do passageiro, que não deve ultrapassar os 100kg. As reservas podem ser feitas através das páginas das empresas associadas ao local, e os voos podem ser agendados individualmente ou em grupos.

img 8311 1 Quanto custa pular de asa-delta no Rio?
Pedra Bonita – Foto: Reprodução

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quanto custa pular de asa-delta no Rio?
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. É um voo de instrução, como se fosse uma aula experimental numa academia, caso a pessoa tenha interesse faz o curso completo e se torna piloto de voo livre! Todos os pilotos são credenciados pela ANAC e homologados pela CBVL, são aerodesportistas!

  2. O Clube São Conrado deVoo Livre ( CSCVL) opera dentro da legalidade segundo as normas da ANAC, sendo o terceiro lugar mais visitado pelos turistas de aventura depois do pão de açúcar e corcovado. Cobrar pela atividade é legal no mundo inteiro, inclusive no RJ por ser considerado o melhor lugar do planeta para a prática do esporte..

  3. É proibida a prática de cobrança por voo duplo. Alguns burlam as regras fazendo com que a pessoa que vai saltar se inscreva como se fosse para um curso e pague, hipoteticamente, a primeira mensali. ?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui