O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, participou nesta segunda-feira (14/04) de uma reunião de alinhamento dos grandes projetos estruturantes que serão lançados no próximo aniversário da cidade, comemorado em 26 de maio. As iniciativas visam o desenvolvimento do município, com foco em avanços sociais e econômicos.
Durante a reunião, o prefeito discutiu alguns dos projetos a serem desenvolvidos na cidade, com a participação do secretário de Saúde, Marcelo Velho, e representantes da empresa responsável pela elaboração das obras.
Entre as ações planejadas, estão a construção de novos postos de saúde nos quatro distritos e a implantação do centro de protonterapia, o primeiro do país a oferecer esse tratamento contra o câncer.
A educação e a mobilidade urbana também estiveram em pauta na reunião. O prefeito anunciou ainda a criação de linhas de VLT e novos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que terão ensino integral.
“Tratamos de todos os projetos: os novos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que oferece ensino integral, dos Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), de mobilidade urbana, um conjunto de metas e projetos que vamos lançar em 26 de maio, para que toda a população tome conhecimento”, afirmou Quaquá.
Segundo o prefeito, os recentes cortes e reavaliações em programas sociais são necessários para viabilizar economicamente os novos projetos de infraestrutura. Quaquá também mencionou a possibilidade de buscar apoio financeiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após reunião com o presidente da instituição, Aloísio Mercadante.
“Estamos fazendo ajustes para que possamos, de fato, construir uma cidade com desenvolvimento e infraestrutura. A cidade do futuro é construída por todos nós, com muito trabalho. Aqui teremos pessoas qualificadas, treinadas, cursando ensino superior ou técnico, para que tenham empregos de qualidade, empresas de qualidade e uma economia de qualidade”, declarou o prefeito.
Entre os principais projetos anunciados pelo prefeito desde o início de seu mandato, e que ele considera simbolizar uma “revolução na revolução”, está a aquisição de 10 obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o que posiciona Maricá como a segunda cidade com mais obras do autor, atrás apenas de Brasília. Também estão previstas a construção de hotéis em Itaipuaçu e o desenvolvimento do complexo turístico “Samba, Futebol e Caipirinha”, com foco na diversificação econômica e atração de visitantes.