Quarteto da Guanabara celebra 50 anos no palco da Sala Cecília Meireles

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Quarteto da Guanabara

Um dos mais tradicionais conjuntos de câmera do Brasil, o Quarteto da Guanabara acaba de completar 50 anos de existência. E para celebrar tamanha longevidade, o grupo – atualmente formado por Marcio Malard (violoncelo), Daniel Guedes e Ramon Feitosa (violinos) e Daniel Albuquerque (viola) – subirá ao palco da Sala Cecília Meireles no próximo dia 21/06 (sexta-feira), às 20h, para um concerto comemorativo. No programa, Haydn, Villa-Lobos e Schubert.

Criado pelo pianista Arnaldo Estrêla e pela violinista Mariuccia Iacovino, o Quarteto da Guanabara teve em sua primeira formação a presença do violoncelista Iberê Gomes Grosso, um ícone do violoncelo brasileiro, e o violista Federiçk Stephany. Com o falecimento de Estrêla, Luiz Medalha se tornou pianista do grupo e Márcio Malard substituiu Iberê Gomes Grosso em 1983. Com o falecimento de sua fundadora Mariuccia Iacovino, Márcio Malard, último remanescente do grupo, decidiu dar continuidade ao trabalho do Quarteto da Guanabara, mantendo sua tradição e importância no cenário musical carioca e brasileiro.

Em sua retomada, o Quarteto assumiu o caráter de quarteto de cordas, e agora sua formação conta com Daniel Guedes e Ramon Feitosa nos violinos, Daniel Albuquerque na viola e o próprio Márcio no violoncelo. O Quarteto tem buscado em seu repertório unir obras de compositores consagrados como Joseph Haydn, Mozart, Beethoven, Dvorák, Barber, assim como os grandes brasileiros como Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Radamés Gnattali, Tom Jobim, além da proposta de sempre divulgar a música dos compositores atuais.

Em 2019, o Quarteto da Guanabara pretende comemorar os 50 anos homenageando seus membros fundadores e tocando os grandes compositores que fizeram parte da trajetória deste grupo.

SERVIÇO

Quarteto da Guanabara – 50 Anos
– Data: 21 de junho (sexta-feira)
– Horário: 20h
– Local: Sala Cecília Meireles
– Endereço: Largo da Lapa, 47 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
– Valores: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
– Ingressos à venda na bilheteria da Sala e no site Ingresso Rápido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quarteto da Guanabara celebra 50 anos no palco da Sala Cecília Meireles

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui