A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizaram ações de fiscalização de ambulantes no entorno da Sapucaí e blocos, além das ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito.
No ordenamento de trânsito, 462 multas foram aplicadas, sendo 46 veículos rebocados. Já na fiscalização de ambulantes, os agentes aplicaram 61 multas e apreenderam 1.406 produtos irregulares, como bebidas em garrafa de vidro. Além disso, 498 ambulantes irregulares foram removidos das ruas.
As ações nas praias também estão acontecendo durante o carnaval. Os agentes multaram 47 barraqueiros por estarem loteando as areias. Os guardas municipais fizeram quatro intervenções devido a confusões durante os blocos: dois auxílios a vítimas de mal súbito, um bloco que não terminou no tempo previsto e uma prisão por furto feita pelos Guardas do Grupamento Tático Móvel (GTM).
Eles prenderam um colombiano de 31 anos por ter roubado o celular de uma foliã de 37 anos durante o desfile do bloco Carmelitas, em Santa Teresa. O acusado estava acompanhado de um comparsa que fugiu com o aparelho. Ele foi detido e conduzido para a 5ª DP (Centro), onde o caso foi registrado.
Ainda no Sambódromo dois registros de auxílio ao público também foram feitos pela Guarda Municipal.