Quase 20 jovens com deficiência conhecerão o Maracanã nesta terça-feira

Projeto da Prefeitura do Rio proporciona visitação de pessoas com deficiência a pontos turísticos da cidade acompanhados de guias profissionais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estádio do Maracanã - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Nesta terça-feira (13/06), quase 20 jovens de 15 a 26 anos atendidos pelo Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro, localizado em Vila Isabel, na Zona Norte carioca, participarão de uma visita guiada ao Estádio do Maracanã.

A iniciativa será oferecida por meio do projeto ”Nosso Rio”, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que proporciona a visitação a pontos turísticos da Cidade Maravilhosa e o convívio com com guias profissionais cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo, ampliando os horizontes e possibilitando a descoberta de novas aptidões.

Desde que foi lançado, 1.928 jovens já foram beneficiados pelo projeto conhecendo de perto as belezas do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Bioparque, Museu do Amanhã e AquaRio.

”A JUVRio abraça a diversidade. Não poderíamos deixar de incluir e apresentar aos jovens com deficiência esse projeto, que tem trazido um novo olhar sobre a cidade e colocado a juventude para ocupar esses espaços de interesse histórico, cultural e ambiental”, destaca o secretário Salvino Oliveira.

Advertisement

Leia também

RJ continua com previsão de chuva nesta quinta-feira

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

No passeio, jovens que vivem com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual serão acompanhados de profissionais do projeto que irão mostrar o interior do estádio, arquibancadas e o gramado. A experiência buscará proporcionar um momento de autonomia, comunicação, convivência em grupo, aceitação do novo, dinamismo, proatividade, liderança, entre outros, e auxiliar no desenvolvimento de ações pontuais e em grupos para melhor direcionamento dos mesmos ao mercado de trabalho.

A iniciativa integra o projeto de desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência da Prefeitura, visando seus interesses e potencialidades. A iniciativa visa levar experiências e vivências para as pessoas com deficiência e seus familiares, ao quebrar as barreiras e permitindo oportunidades de estar em contato com lugares do Rio.

”É estimular a inclusão da Pessoa com Deficiência e a participação à vida comunitária, mostrando o quanto é prazeroso e acessível e fazendo com que eles tomem gosto e comecem a ir sozinhos e saiam dos Centros de Referência”, disse, por sua vez, a também secretária Helena Werneck.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase 20 jovens com deficiência conhecerão o Maracanã nesta terça-feira

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui